TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Citações

Por:   •  6/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Computação em nuvem

        A computação em nuvem torna posível acessar arquivos e realizar as mais variadas tarefas pela internet, sem precisar instalar nada no seu computador, todas as aplicações são executadas em um servidor que está localizado remotamente, assim, os dados estarão armazenados em uma rede  e poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, bastando para isso ter um dispositivo com acesso à internet.  

A computação em nuvem, uma forma peculiar de armazenamento e disponibilização de informações, tem despertado muito interesse pelo seu potencial de alterar significativamente os investimentos em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que surge o benefício para as organizações da possibilidade de executarem computação em nuvem, os decisores deparam-se com o dilema advindo da possibilidade de que concorrentes tenham acesso a recursos anteriormente escassos ou diferenciais, fontes de vantagem competitiva (SANCHEZ, CAPELLOZZA, 2012, p. 02)         

        Essa nova maneira de utilizar a tecnologia já existente, pode trazer muitos benefícios para empresas de pequeno e médio porte, que ao terceirizar boa parte dos seus recursos de TI, terão mais tempo para focar seus esforços em estratégias para se tornarem mais competitivas.  

        Levando em consideração o que foi dito por Durkee (2010) E Katzan (2010) citado por Sanchez e Cappellozza (2012, p. 06) uma das principais características da computação em nuvem é o acesso de recursos sob demanda, o cliente tem a liberdade de aumentar ou diminuir a quantidade de equipamentos, só pagando pelos recursos que utilizará, o chamado pay-per-use. O acesso aos servidores é feito em alta velocidade e permite a manipulação e transporte de uma grande quantidade de dados. O cliente só contrata o que precisa, o restante do hardware que estiver ocioso, pode ser compartilhado/alugado para outros clientes, assim barateando o custo operacional. O cliente acessa esses recursos remotamente, muitas vezes não conhecendo o local físico em que ficam armazenadas as suas informações, sendo que, todas as garantias a respeito de disponibilidade e privacidade ficam atreladas à cláusulas contratuais.

         Uma das partes mais sensíveis disso tudo é o fato de que as informações estando armazenadas em servidores remotos, podem ser facilmente acessadas por pessoas que de alguma forma conseguiram acesso ao sistema, como funcionários mal intencionados ou Crackers/Hackers que poderão copiar e repassar as informações para terceiros, em troca de pagamento ou de alguma outra vantagem.  

Segundo Fano & Gershman (2002) citado por Sanchez e Cappellozza (2012, p. 07) os benefícios que podem ser obtidos pelas empresas pela utilização da computação em nuvem incluem a redução de custos associados ao consumo de energia elétrica dos clientes, a agilidade para expansão ou redução de recursos computacionais na medida das necessidades de negócio, a diminuição dos custos operacionais da TI, a disponibilização de tempo às equipes internas de TI para outras atividades e o atendimento a eventuais picos de demandas de recursos tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com