TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Encriptaçao

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.543 Palavras (23 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Ciência da Computação

   

  

  

  

  

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

 

 

 

Nome:                                                                   RA:   

Felipe Pereira Liberado                                         C39GAA6 

ÍNDICE

  

  1. OBJETIVO DO TRABALHO

 

  1. INTRODUÇÃO 

3. CRIPTOGRAFIA (CONCEITOS) 

3.1. Criptografia Clássica 

3.2. Criptografia Moderna 

4. TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS MAIS UTILIZADAS 

4.1. Chaves Simétricas 

4.2. Chaves Assimétricas 

4.3. Criptografia Quântica 

4.4. Assinatura Digital 

4.5. Criptografia nas redes sem fio 

5. DISSERTAÇÃO SOBRE CHAVES SIMÉTRICAS 

5.1. Confidencialidade 

5.2. Autenticidade entre as partes 

5.3. Irrefutabilidade 

5.4. Distribuição de chaves 

5.5. Gerenciamento das chaves 

5.6. Aplicações 

5.7. Como não usar         

        6. ESTRUTURA DO PROGRAMA

        7. RELATÓRIO COM LINHAS DE CÓDIGOS

        8. BIBLIOGRAFIA

1- OBJETIVO DO TRABALHO 

 

O objetivo do trabalho é apresentar o conceito de criptografia, o seu proposito, sua necessidade de uso, seus usos e aplicações e as técnicas criptográficas mais conhecidas e utilizadas atualmente. 

Será escolhida uma técnica de criptografia e serão apresentadas questões relativas a seu uso, tendo como cenário a rede mundial de computadores. Serão apresentadas as informações relacionadas à sua estruturação, conceitos teóricos e sua fundamentação. 

Também vão ser apresentados os benefícios que esta técnica trouxe em relação a técnicas anteriores, principais aplicações e sistemas que fazem uso desta técnica, bem como as motivações para escolhê-la. Será discutida a diferença entre as técnicas de modo a apresentar o benefício de cada uma e sua utilização mais adequada, e as vulnerabilidades e falhas existentes na técnica.

Será descrito as características da técnica escolhida como a sua confidencialidade, sua autenticidade entre as partes, a irrefutabilidade, a distribuição de chaves e gerenciamento das chaves assim como suas aplicações e exemplos detalhando seu funcionamento inteiro e dicas de como utiliza-las e não situações em que não se deve utiliza-las.

Será feito um programa para representar a técnica criptográfica escolhida que seja possível efetuar a criptografia e descriptografia de qualquer mensagem seja ela cifrada ou não.

A apresentação do trabalho deverá ser feita para o professor responsável, expondo em tempo real o processo de criptografia. O programa deverá contemplar a possibilidade de cifragem de frases completas até o limite de 128 caracteres, e também a sua respectiva descriptografia.

2. INTRODUÇÃO 

 

A Criptografia abrange desde a concepção até a implementação de sistemas de computação relacionados a diversos aspectos de segurança, embora já venha desde o tempo do Império Romano, ultimamente vem tendo uma importância muito grande. Em toda operação realizada pela Internet que envolva troca de dados sigilosos, como o envio de uma senha ou número do cartão de crédito, ou uma mensagem para alguém, a criptografia deve ser utilizada. Isso é fácil de fazer, basta garantir que mais ninguém tenha acesso a estas informações, mas quando estas informações começaram a ser transmitidas por um meio não seguro, como por exemplo, a Internet o risco aumenta. Quando se envia qualquer informação pela Internet, seja um arquivo ou um simples e-mail, a informação passa por diversas maquinas antes de atingir o destinatário. Neste caso, o único meio de garantir a integridade desta mensagem seria escrevê-la de um modo que somente o destinatário a pudesse entender, ou seja, criptografá-la.

 

Desde que as sociedades humanas estruturam-se tem havido a necessidade de se ocultar informações entendidas, cada uma a seu tempo, como segredos. Sejam segredos familiares, segredos sentimentais, segredos pessoais, segredos religiosos, ou segredos militares ou governamentais. Tão forte quanto a necessidade de guardar estes segredos é o desejo de outros de desvendar esses mesmos segredos. Seja por dinheiro, poder, vingança, curiosidade, arrogância, ou qualquer outro sentimento; essa tem sido uma batalha que, ao longo dos anos vem sendo travada entre aqueles que querem guardar segredos e os que querem desvendar esses segredos. 

 

Na atualidade, com o avanço cada vez maior dos poderes das Redes de Computadores, as distâncias entre os vários agentes distribuídos ao longo do planeta tendem a ficar menores. À medida que isto acontece à tomada de decisões ressente-se em maior grau da velocidade em que estas decisões são tomadas. Contudo a qualidade das decisões tomadas continua sendo determinada pela qualidade das informações disponíveis para tal. 

Neste contexto a disponibilidade, a qualidade e o controle sobre a informação ganham outro grau de magnitude na importância estratégica que esta sempre teve para os governos e para as empresas. Assim quanto maior o fluxo de informações em redes de telecomunicações, ou maior a quantidade de informação armazenada em meios computacionais, maior é a necessidade de empresas, governos (e até de pessoas físicas) de se protegerem contra uma velha ameaça que agora ganha outras feições com desenvolvimento da informática: o furto e a adulteração de informações. Tendo em vista a necessidade de se criar ferramentas capazes de proteger a informação e de prover segurança aos documentos armazenados e transmitidos pelas organizações através do mundo, tem-se a motivação para se estudar Criptografia. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (190 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com