TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de GTI

Por:   •  11/4/2018  •  Artigo  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

        De acordo com os questionários que foram  enviados aos gestores de TI durante os meses  de  setembro  e outubro de 2005. Não obteveram muitas respostas oficiais pelo questionário, pois apenas 9 profissionais dos 100 consultados preencheram  e  enviaram  o  questionário.

        Os resultados da avaliação na dimensão “Estratégia de Negócio” foram apresentados e podem ser percebidos que as categorias identificadas como  principais FCS são “Alinhamento  de  Escopos” e “Comprometimento”, ao passo que  as menos votadas são “Existência  de  Processos  (modelos)  de  Gestão”  e  “Políticas  de  Incentivo  e  Cobrança  de Resultados”. A  análise  a  partir  deste  gráfico  mostra  que os gestores de TI desejam para o alinhamento estratégico o comprometimento  das  pessoas,  sem  que  isso  esteja  atrelado  a políticas de incentivo ou cobrança de resultados. Este efeito é explicado por Kaplan e Norton (1997) ao afirmar que o  alinhamento estratégico deve ser motivado através de sistemas de incentivo e compensação, mas que essa vinculação deve ser abordada com cuidado e somente após a implementação  dos  programas  de  comunicação e educação sobre a estratégia da empresa.

        Já na análise dos FCS na dimensão " Estratégias de TI" é apresentada com a catecogoria mais identificsda pois deve "Gerar Vantagem Competitiva" para a organização. Nas categorias identificadas como de menor importância com FCS são "Alinhamento de Ambientes", "Pró-Atividade do Setor de TI", "Dinamismo e Flexibilidade" e em seguida segue a Priorização e Sicronização". O principal resultado desta análise é que os gestores identifiquem que a TI e assim promovam vantagens competitivas para organização, sendo assim evitando os investimentos por modismo.

        A análise mostra que as duas categorias com maior pontuação como FCS também são as que tiveram a maior média em termos de relevância. Assim, podemos concluir que, para os gestores de TI, os mais importantes FCS da dimensão "Estratégias de TI" são os que devem ser priorizados no momento de buscar o alinhamento entre PEN e PETI.

        Os resultados da análise de relevância dos FCS da dimensão de Estratégia de TI, um ponto bastante importante para destacar diz respeito à média alcançada pela categoria "Gerar Vantagem Competitiva" que quase atingiu a nota máxima. Isto leva a conclusão que, para os gestores de  TI, o principal FCS para o alinhamento da TI é a necessidade de obter vantagem competitiva para uma organização.

        A principal conclusão que possa ter é a que, tal como qualquer atividade de impacto em nível estratégico, o alinhamento exigirá esforços por parte da empresa ou organização que assemelham-se ao próprio processo. em contrapartida, um dos objetivos do trabalho era de evitar métodos que exigissem bastante esforço para que a avaliação não fosse comprometida. Assim como na estratégia empresarial, onde toda fraqueza deve ser tratada como uma oportunidade de melhoria, nesse processo não foi diferente, contudo poderia ser obtido um volume de dados com maior expressão, permitindo a melhor aplicação de avaliações com base estatística e melhores conclusões sobre FCS para o alinhamento de TI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com