TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sistemaas Operacionais

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO: José Wild de Souza Correia

MATRÍCULA: 13113641

PROFESSOR: Edmilson Fialho

DISCIPLINA: Fundamentos de Economia

SEMANA: 1

TURMA: Maceió / AL

Atividade 1

  1. A escassez tem um impacto na economia. Explique?

Sim, uma vez que a escassez provoca um desequilíbrio econômico por meio da falta de determinados produtos ou serviços, causando com isso um aumento desproporcional no custo final da produção, inflacionando o preço final do produto ou serviço ofertado.

  1. A tomada de decisões (trade-off) tem um peso na economia? A escassez influencia essa tomada de decisões?

Sim, uma vez que a escassez se refere à ideia que a sociedade possui recursos limitados e então não pode produzir todos os bens e serviços que o povo quer possuir. Como os fatores de produção são escassos, a economia encontra um tradeoff entre a produção do Produto A e a produção do Produto B – para produzir mais de A, uma maior proporção da quantidade de recursos deve ser dedicada à produção de A, portanto reduzindo a quantidade de recursos disponíveis para a produção de B.

  1. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

No fluxo real as famílias oferecem os fatores produtivos (recursos naturais, capital, trabalho, know-how etc) às empresas, que agregam valor e ofertam de volta bens e serviços. O fluxo monetário tem as empresas que remuneram as famílias pelos fatores produtivos (através de salários, alugueis, juros, lucros, royalties etc), que paga pelos bens e serviços consumidos. Com isso o fluxo circular oferece as famílias os meios produtivos e recebem as remunerações. As empresas oferecem bens e serviços às famílias e recebem o pagamento pelos produtos.        

  1. O que seria custo de oportunidade? Dê um exemplo da sua vida.

É basicamente aquilo que abrimos mão de fazer para executar outras tarefas que possam nos trazer algum beneficio. Como exemplo em meu em minha vida posso relatar uma escolha que fiz, por aceitar um trabalho com uma carga horária de 8 horas por dia com uma melhor remuneração, ao ter que ficar no emprego anterior com menos horas/trabalho e com a remuneração menor, ou seja, me desfiz de um horário livre em busca de mais remuneração.

  1. Qual o papel do Governo em uma economia?

O governo tende à ajuda a economia a andar de forma sustentável, por meio de estímulos econômicos, como por exemplo, a aplicação de dinheiro ou com construções de obras ou bens públicos. Melhorando a distribuição de renda no pais, basicamente por meio de cobranças de tributos e impostos de quem tem mais e com a realização de gastos e investimentos de quem tem menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com