TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Teoria de Banco de Dados

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO FINAL TEORIA DE BANCO DE DADOS

Baseado no livro Database System Concepts        

SUMARIO

SUMARIO        

1.        Introdução        

2.        Modelo entidade-relacionamento        

2.1        Conceito        

2.2        Entidades e atributos        

2.3        Relacionamentos        

2.4        Restrições (constraints)        

2.5        Chaves        

3.        Modelo relacional        

4.        Design de base de dados relacionais        

5.        Referencias bibliográficas        

  1. Introdução

Em este trabalho serão realizadas três abordagens:

  • Modelo entidade-relacionamento;
  • Modelo de dados relacional;
  • Design de base de dados relacional.

Para o modelo entidade-relacionamento ser ira proporcionar uma visão de resultados do design da base de dados y dos problemas e restrições na interação com as aplicações.

No modelo de dados relacional se ira informar brevemente sobre a relevância do calculo relacional; e para o Design de base de dados se introduzirá a teoria de dependências funcional e a normalização.

  1. Modelo entidade-relacionamento

2.1        Conceito

O modelo entidade-relacionamento esta baseado em uma percepção do mundo real entre objetos básicos chamados entidades e as relações entre esses objetos. Como exemplo de entidade temos uma pessoa e as contas bancarias podem ser consideradas também entidades.

As entidades se descrevem mediante um conjunto de atributos. Por exemplo, os atributos numero de conta e saldo podem ser atributos da entidade conta. Ao mesmo que nome de cliente e rua de cliente podem descrever uma entidade cliente. Um atributo id-cliente se usa para identificar univocamente os clientes (pode ser que haja dois clientes com o mesmo nome, é necessário alocar um identificador unico).

Uma relação é uma associação entre varias entidades: a relação impostor associa um cliente com cada conta que tem.

A estrutura logica de uma base de dados pode se expressar graficamente mediante um diagrama E-R com os seguintes componentes:

  • Retângulos: representa conjunto de entidades.
  • Elipses: representa atributos.
  • Losangos: representa relações entre conjunto de entidades.
  • Líneas: une atributos com conjunto de entidades.

Como exemplo considere o seguinte diagrama:

[pic 1]

O diagrama acima mostra que tem dois conjuntos de entidade cliente e cuenta com seus atributos e a relação impostor entre ambas entidades.

  1. Entidades e atributos

Como definido anteriormente, entidade é uma coisa ou objeto no mundo real que é distinguível de todos os demais objetos. Um conjunto de entidades é um conjunto de entidades do mesmo tipo que compartilham as mesmas propriedades ou atributos. Um conjunto de todas as pessoas que são clientes de um banco pode ser definido como o conjunto de entidades cliente assim como o conjunto de entidades empréstimo pode se representar como todos os empréstimos concedidos.

Uma entidade se representa mediante um conjunto de atributos. Os atributos descrevem propriedades que possui cada membro de um conjunto de entidades. Cada entidade tem um valor para cada um dos seus atributos. Exemplo, uma entidade cliente tem o valor 101 para id-cliente, o valor Silva para nome-cliente, valor Ipiranga para rua-cliente. O id-cliente se usa como identificador único para diferenciá-lo de outro cliente como os mesmos atributos.

Uma base de dados uma coleção de conjunto de entidades contendo um numero de entidades do mesmo tipo. Na figura abaixo mostra uma parte da base de dados de um banco que compõe os conjuntos de entidades cliente e empréstimo:

[pic 2]

Formalmente, um conjunto de entidades pode ter diferentes atributos, cada entidade pode se descrever como um conjunto de pares (atributo, valor), um par para cada atributo do conjunto de entidades. Exemplo, tomando como referencia a figura anterior, uma entidade cliente pode descrever-se mediante o conjunto {(id-cliente, 67.781.901), (nome-cliente, Lopez), (rua-cliente, Mayor), (cidade-cliente, Peregrinos)}. Podemos ver que existe uma integração do esquema abstrato à modelagem de dados reais armazenados.

Os atributos podem ser caracterizados como:

  • Atributos simples e compostos. Até agora citamos atributos simples, ou seja, sem divisão em subpartes. Os atributos compostos podem ser subdivididos em outros atributos, isto é nome-cliente composto de nome, segundo-nome e sobrenome. Este tipo de atributo ajuda a agrupar os atributos relacionados fazendo os modelos mais claros.

  • Atributos multivalorados. Considere-se o atributo numero-telefone da entidade cliente. Este atributo pode conter zero ou n valores; quer dizer que pode ter ocasiões que um atributo pode conter um conjunto de valores.

  • Atributos determinantes. Identifica de forma única uma entidade, não pode haver valores repetidos. Exemplo: CPF, CNPJ, código do fornecedor.

  1. Relacionamentos

Uma relação é uma associação entre diferentes entidades. Por exemplo, pode se definida uma relação entre o cliente Lopez com o empréstimo numero P-15 conforme a figura abaixo.

[pic 3]

No mundo real, a pessoa chamada Lopez cujo id é 67.789.901 há contratado um empréstimo identificado como P-15.

  1. Restrições (constraints)

Para o desenvolvimento do E-R pode definir certas restrições relacionadas ao conteúdo da base de dados, por isso é necessário se adaptar. As restrições de participação estão associadas à cardinalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (477.2 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com