TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ética E Legislação Profissional

Por:   •  25/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

A ética é a junção de regras, costumes, comportamento, hábitos, o modo de ser de uma sociedade, costuma ser confundida com a moral, como se tivessem o mesmo significado, pois ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do ser humano. Viver e agir de forma ética é fundamental para o bom convívio em sociedade. O estudo da ética é voltado para compreender as ações do homem de acordo com os valores morais que orientam essas ações, além de classificá-las como certas ou erradas

.

Ética empresarial

        O código de ética estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, que deve ser seguido pelos funcionários no desempenho de suas funções profissionais, serve para orientar as ações dos colaboradores e tornar explícita a postura da empresa aos seus diferentes públicos com os quais interage.

         Quando uma empresa adota e aplica a ética em seus princípios básicos, essa organização tende a crescer, pois além de ter o respeito dos seus funcionários e clientes, essa empresa com certeza estará agindo dentro da lei impossibilitando tal instituição de sofrer sanções do governo. Toda empresa tem o dever de agir com ética em todos os seus relacionamentos, especialmente com seus clientes, fornecedores, empregados, concorrentes e governo e assim estará cumprindo a lei e os costumes.

Segundo o autor Joaquim Manhães Moreira (apud COTRIM, 2008, p. 228), existem algumas razões para a empresa ser ética:

 • Custos menores, pois não faz pagamentos irregulares ou imorais, por exemplo, o “suborno”.

 • Possibilidade de avaliar com precisão o desempenho da sua estrutura.

 • Legitimidade moral para exigir comportamento ético dos empregados.

 • Geração de lucro livre de contingências, por exemplo, condenações por procedimentos indevidos

 • Obtenção de respeito dos parceiros comerciais.

• Cumprimento do dever inerente à responsabilidade social da organização.

Direitos e deveres

        A relação entre empresa e empregado é ou pelo menos teria que ser uma via de mão dupla, existem direitos e deveres que devem ser cumpridos por ambas as partes.

Toda e qualquer pessoa que trabalha em uma instituição tem seus direitos garantidos por lei, direitos esses que não podem, e nem devem ser desrespeitados. Mas além dos direitos existem também os deveres.

As “regras” direitos e deveres são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida, o funcionário de uma empresa por exemplo, tem o direito de receber seu salário ao fim do mês, porém ele tem a obrigação ou o dever de desempenhar a função para a qual foi contratado da melhor forma possível.

Aspectos jurídicos da internet

        Nos últimos anos assistimos o grande avanço da internet e o crescimento da sociedade da informação que trouxe mudanças consideráveis nas relações sociais.  Sabemos que com o crescimento cada vez maior de pessoas acessando a rede houve a necessidade de se criar meios de acabar ou diminuir os riscos que esse grande crescimento trouxe consigo.

        O Marco Civil da internet é uma lei que estabelece direitos e deveres na utilização da internet no Brasil. A nova versão do Marco Civil trás os princípios básicos para nortear a internet no país, bem como os direitos dos usuários, as obrigações dos provedores e as responsabilidades do poder público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com