TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Etica Profissional

Ensaios: Trabalho De Etica Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE ANHANGUERA

DESAFIO PROFISSIONAL

Análise do filme “Amor sem escalas”

S U M Á R I O

1 . Introdução

2 . Objetivo

3 . Relatório

3.a - Estratégia Executiva

3.b - Remuneração e Benefícios

3.c - Gestão de Conhecimento

4 . Conclusão

5 . Referências Bibliográficas

6 . Referência Filmográfica

1 - INTRODUÇÃO

O filme “Amor sem escalas”, EUA, 2009, estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA que buscaram adequação com a maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças.

Nesse contexto, empresas americanas optaram pela demissão de funcionários, geralmente os mais antigos. Esse trabalho é executado pelo personagem interpretado por Clonney, que viaja para diversas cidades americanas representando uma empresa que é contratada por outras a fim de executar a dura tarefa de comunicar aos seus funcionários que os mesmos já não possuem o perfil desejado pelo cargo que ocupam e que, mesmo com toda a raiva, frustração e peso emocional inerentes à situação, Clonney sempre tenta reverter a situação de forma a mostrar que esta é uma oportunidade que se abre, sem necessariamente estabelecer com elas qualquer tipo de empatia.

Com o avanço da tecnologia e com a necessidade de contenção de custos e otimização dos processos, a forma de locomoção utilizada é repensada. As demissões passam a ser feitas por meio de teleconferência. Esse fato aumenta ainda mais o distanciamento na relação entre trabalhador e empresa.

Para tanto foram realizadas pesquisas em sites especializados em RH, releitura do material utilizado pelos professores em aula, análise ponderada de anotações e recorrência à experiência profissional com o propósito de atender às demandas apresentadas pelo DP.

A analogia crítica das atitudes corporativas e suas conseqüências apresentadas na trama busca traçar um paralelo com os temas abordados em salas de aula, trazendo à tona aspectos relacionados ou não com os objetivos da corporação e redirecionamento quando da ocorrência de desvios.

Alguns aspectos abordados reproduzem o incômodo modo como os estímulos cognitivos embutidos no desenvolvimento tecnológico da civilização e suas conseqüências impactam o comportamento da sociedade como um todo, desumanizando as relações interpessoais em prol da utilização produtivista da tecnologia.

2 – OBJETIVO

No presente Desafio será evidenciado o reconhecimento de princípios práticos de RH baseados nas aulas ministradas (Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento) que estabeleçam paridade com as situações verificadas no filme, buscando através de análise crítica, a aplicabilidade de possíveis lições percebidas dentro do contexto profissional atual. Os temas elencados acima serão discorridos em separado com a possibilidade de junção desses aspectos na conclusão final.

3 – RELATÓRIO

3.a - Estratégia Executiva

O momento econômico em que transcorre a trama, deixa transparecer a necessidade de reformulação de diretrizes estratégicas da organização. Na intenção de ajustar a atividade exercida pela empresa a níveis de custos mais adequados ao cenário econômico atual, bem como lançar mão de avanços tecnológicos na padronização do processo demissionário, a direção traça novos rumos, redefinindo completamente sua atitude, transformando definitivamente sua mão de obra em seres sem emoção ou consideração pelas pessoas envolvidas.

Com a estratégia redesenhada, a empresa justifica a atitude com vistas a ampliar o alcance de sua efetividade sem que se tenha dimensionado adequadamente as ameaças desse redirecionamento, bem como não levando em consideração o conhecimento adquirido pelos seus funcionários nesse exercício ao longo de anos. Vislumbrando ótima oportunidade negocial, implanta a nova sistemática com foco em custos, buscando melhor desempenho econômico.

Se voltarmos nosso olhar para o fato de que, se houve uma análise preliminar a respeito da estratégia adotada e suas conseqüências, a mesma foi mal formulada ou seus efeitos indevidamente dimensionados, observamos que os fatores socioculturais foram renegados em relação aos fatores tecnológicos, políticos e econômicos (análise PEST) e impactaram consideravelmente numa provável análise SWOT, visto que os pontos críticos da análise não são levados em consideração pela direção da empresa, quando ressaltados pelo personagem de Clonney

Ao aumentar o abismo interpessoal de sua atividade, alterando o procedimento de conduta de seus funcionários através da alteração de suas diretrizes estratégicas, a direção amplia o impacto de suas decisões também para os princípios que norteiam a missão da empresa, sua visão de mercado e valores, anulando seu compromisso com o bem estar das pessoas envolvidas, sua sobrevivência a longo prazo e análise mais aprofundada das variáveis apresentadas por seu funcionário de maior destaque que poderiam impactar negativamente a imagem da empresa, bem como dos fatores ambientais envolvidos.

Não é evidenciado se a empresa possui concorrentes em seu ramo de atividade. Contudo, deve ser enaltecida a necessidade da análise do ambiente macro e do ambiente setorial na formação da estratégia a ser implantada, a fim de evitar a adoção de medidas corretivas da postura organizacional por conta do surgimento, projeção ou alteração da participação no mercado por parte da concorrência ou despreparo estratégico quando da incidência das diversas variáveis que podem estar associadas à atividade ou negócio. Ao se levar em consideração as inúmeras variáveis envolvidas, a organização aproxima-se de seu objetivo, minimizando a possibilidade da perda de foco ou a indesejada “miopia estratégica”, podendo atingir o colapso empresarial.

3.b – Remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com