TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pratica Profissional Em Escolas

Trabalho Universitário: Trabalho De Pratica Profissional Em Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

Instituto federal de ciências e tecnologia do acre-ifac

Lansdelon da silva negreiros

Apresentação de relatório de pratica de ensino

Rio branco,2013

Lansdelon da silva negreiros

Apresentação de relatório de pratica de ensino

Relatório de pratica de ensino Apresenta como e o processo de formação continuada dos professores de biologia, instituto federal de ciências e tecnologia

Profº Austerneia

Rio branco,2013

INTRODUÇÃO:

A formação de professores, tanto inicial como continuada, tem sido uma temática prioritária nas pesquisas em Educação para a Ciência, que justificam tal enfoque alegando que a aprendizagem de conceitos, as políticas educacionais e a formação de alunos passam, necessariamente, pela formação de profissionais habilitados e capacitados para o ensino.

Deste modo, entende-se que espaços para formação continuada são necessários tanto para suprir lacunas da formação inicial dos docentes como para mantê-los atualizados, além de proporcionar uma oportunidade para a reflexão sobre o seu papel de educador e a importância dos conteúdos que aborda para a formação cidadã do educando.

É preciso considerar a formação docente como um processo inicial e continuado que deve dar respostas aos desafios do cotidiano escolar, da contemporaneidade e do avanço tecnológico. O professor é um dos profissionais que mais necessidade tem de se manter atualizado, aliando a tarefa de ensinar a tarefa de estudar. Transformar essa necessidade em direito é fundamental para o alcance da sua valorização profissional e desempenho em patamares de competência exigidos pela sua própria função social.

DESENVOLVIMENTO:

Segundo Amaral (2004) atualmente são adotadas premissas para a renovação da formação docente continuada que priorizam um perfil de professor muito diferente da visão tradicional, isso em virtude do movimento crítico na educação que delineou esse perfil, propondo um professor comprometido politicamente, que desempenhe o papel de

Intelectual transformador, profissional autônomo, criativo e cooperativo em um processo contínuo e permanente de sua auto formação. Esse autor aponta que três processos de desenvolvimento embasam a vida do professor: o pessoal, o profissional e o social. O desenvolvimento pessoal estaria relacionado ao seu trabalho crítico-reflexivo sobre suas práticas pedagógicas e suas experiências compartilhadas, utilizando-se a teoria para detectar problemas e indicar soluções. O desenvolvimento profissional envolveria a articulação de vários saberes, oriundos de diversas fontes como a prática reflexiva, a teoria especializada, os conteúdos específicos, entre outros. E desenvolvimento social, envolveria a escola com um espaço de formação permanente e contínua, em que a formação inicial e a continuada se configuram em um projeto único e indissociável.

PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Em levantamento realizado a partir de dissertações e teses defendidas no período de 1990 a 1996, Marli André (1999) constatou que o número de trabalhos sobre formação de professores alcançam uma média de 5% a 7% sobre o total da produção discente. Dos 284 trabalhos sobre formação do professor, produzidos nesse período, um total de 216 (76%) tratam do tema da formação inicial, 42 (14,8%) abordam o tema da formação continuada e 26 (9,2%), focalizam o tema da identidade e da profissionalização docente.

Os estudos sobre formação continuada analisam propostas de governo ou de Secretarias de Educação (43%), programas ou cursos de formação (21%), processos de formação em serviço (21%) e questões da prática pedagógica (14%). Podem-se resumir os conteúdos dos textos sobre formação continuada em torno de três aspectos: a concepção de formação continuada, propostas dirigidas ao processo de formação continuada e o papel dos professores e da pesquisa nesse processo. Segundo a pesquisadora, o conceito predominante de formação continuada nos periódicos analisados é o do processo crítico-reflexivo sobre o saber docente em suas múltiplas determinações. Em sua maioria, as propostas são ricas e abrangentes, alcançando além da prática reflexiva, envolvendo o enfoque político-emancipatório ou crítico-dialético. Nos artigos dos periódicos, o professor aparece como centro do processo de formação continuada, atuante como sujeito individual e coletivo do saber docente e participante da pesquisa sobre a própria prática (ANDRÉ, 1999).

Nos trabalhos publicados pela Anped, também no período de 1990 a 1996, Marli André (1999) relata que estes apresentam a formação continuada como formação em serviço, enfatizando o papel do professor como profissional e estimulando-o a desenvolver novos meios de realizar seu trabalho pedagógico com base na reflexão sobre a própria prática. De acordo com a autora, os textos argumentam que, nessa perspectiva, a formação deve se estender ao longo da carreira e deve se desenvolver, preferencialmente, na instituição escolar. Dois trabalhos dedicam-se às políticas de formação continuada, um deles analisando projetos de uma instituição de Ensino Superior e o outro, as políticas de formação do governo argentino.

CONSIDERAÇÕES:

O relatório pretende contribuir para uma reflexão a respeito dos processos de formação continuada de professores, sendo assim, considera-se relevante apontar algumas reflexões preliminares. Para as novas exigências educacionais pedem às universidades e cursos de formação para o magistério um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com