TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão de Dados

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

A transmissão de dados pode ser definida como um modo de transferência de informações, por via de fluxos de bits digital ou algum sinal analógico digitalizado, por via de algum meio de transmissão, como fibra óptica, wireless, etc. Para haver uma comunicação de dados é necessário um transmissor, um receptor, um meio de transmissão, a mensagem desejada para a comunicação e o protocolo.

O protocolo é como se fosse um conjunto de regras que vai além de compatibilizar a maneira que o transmissor e o receptor devem trocar essa mensagem/informação. É utilizado para entender como essa informação esta codificada para que os dois se entendam, pois precisam falar a mesma língua, pois não adianta os dois estarem conectados através de um meio de transmissão e a mensagem que será transmitida for de uma língua que o receptor desconheça então a mensagem vai chegar ao receptor e o mesmo não saberá o que fazer com ela, fazendo com que não haja comunicação, por isso o protocolo e tão importante numa rede de transmissão de dados.

Com base na AT05, essa transmissão de dados pode ser dividida em três formas diferentes: simplex, half-duplex e full-duplex. Essas com determinadas diferenças em relação ao fluxo de dados. Para a transmissão acontecer existe a necessidade de dois dispositivos básicos: um transmissor(TX) e um receptor (RX). Na transmissão simplex, o papel de transmissão e o de recepção não pode ser invertido, ou seja, o transmissor apenas transmite e o receptor apenas recebe. Já o half-duplex se caracteriza quando o transmissor e o receptor podem tanto transmitir, quanto receber dados, porém, não simultaneamente. Com isso a transmissão é considerada bidirecional. A Full duplex, também é bidirecional, porém podem transmitir dados simultaneamente e em ambos os sentidos.

Baseado também na AT05 há também duas classificações em suas redes de computadores, uma delas pela forma de sua dispersão geográfica como LAN, onde a comunicação acontece somente dentro de um ambiente onde há uma pequena dispersão dos computadores interligados, WAN onde normalmente a dispersão acontece em maiores proporções, como em diferentes cidades, estados ou até países e a MAN onde computadores são interligados dentro de uma determinada região de uma cidade, ou até de cidades vizinhas próximas. A segunda classificação é determinada pelo tipo de topologia de interconexão, como Internet, uma rede aberta estendida para todos os usuários sem restrições, Intranet, onde há apenas uma comunicação privada numa corporação, com acesso restrito a qualquer componente externo e a Extranet onde há uma rede privada, porém estendida para usuários externos da companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com