TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em Banco de Dados

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Itajubá

Tópicos especiais em Banco de Dados Trabalho Final

COM 921 - Tópicos Especiais em Bancos de Dados

Pedro Henrique Dias Scarpioni

Lucas Michell

Itajubá

2018

Descrição

O objetivo desse trabalho é desenvolver uma aplicação que permita a análise de dados através do uso de técnicas de visualização. Para desenvolver a aplicação, deverão ser executadas, obrigatoriamente, as etapas definidas no processo de construção de visualização de informação (Ciclo de vida - Parte 1). O trabalho será dividido em 4 atividades, cada atividade deverá agregar uma ou mais etapas do processo conforme o cronograma definido abaixo. Além disso, para cada atividade, deverá ser gerado um artefato (também descrito abaixo). Vale lembrar que essas etapas não, obrigatoriamente, lineares.

Trabalho Final - Atividade 1

Data da entrega: 09/11 adiada para 16/11 Etapas do ciclo de vida: Contextualização, Mapeamento Visual e Interação Para essa atividade, deverá ser elaborado um relatório que deverá conter os seguintes tópicos:

1. Título: Trabalho Final - Atividade 1 e identificação da dupla

2. Dados técnicos

a. Descrição do contexto (cenário no qual os dados foram gerados)

b. Perguntas que podem ser respondidas a partir da análise dos dados (o que seu usuário espera ao analisar os dados – requisitos funcionais relacionados à análise)

c. Indicadores utilizados para responder às perguntas definidas

d. Métricas

e. Tarefas associadas aos indicadores definidos

f. Técnicas de visualização que deverão compor a aplicação

3. Protótipo

a. Deverá ser elaborado um esboço da aplicação considerando as técnicas de visualização escolhidas e como serão definidas as interações entre as diferentes visualizações.

Trabalho Final - Atividade 2

Data da entrega: 16/11

Etapas do ciclo de vida: Coleta, Limpeza e Transformação Para essa atividade, deverão ser acrescentadas no relatório dois itens contendo as seguintes informações:

4. Coleta de dados: descrição das fontes de dados utilizadas e como será realizada a coleta de dados, por exemplo, se será utilizada uma API ou se será realizado o download dos arquivos. Na descrição das fontes, você deve considerar os aspectos sobre a qualidade desses dados, ou seja, quais critérios de qualidade você considera importante analisar em relação à fonte escolhida e o que deverá ser feito caso o critério não seja atendido. Considere como exemplo uma fonte de dados sobre uma universidade:

a. coleta dos dados: download dos arquivos

b. critérios de qualidade: i. Atualização: os dados são atualizados anualmente, logo, a coleta deve ser realizada também nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com