TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 01 - Topicos especiais banco de dados

Por:   •  9/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

Tarefa 1

Unidade I – Bancos de Dados Avançados

Capítulo 1 da apostila da disciplina

Questão 01 (1,0 ponto)

Um DBA atribui por engano a capacidade de atualizar registros na tabela TB_RESULTADOS_EXAMES para o usuário XPTO. Considerando que a modelagem do sistema está aderente a todos os requisitos necessários para uma auditoria pergunta-se:

  1. Qual a primeira providência a ser tomada pelo DBA?

De imediato deve-se revogar a permissão dada erroneamente.  

REVOKE UPDATE ON TB_RESULTADOS_EXAMES FROM XPTO;

  1.  O que ele deverá fazer em seguida para identificar o que ocorreu, em termos de persistência de dados, em decorrência de sua falta de atenção?

Analisar os logs gerados pelo usuário em questão (XPTO).

  1. Como reverter essa situação?

Esse ponto depende muito do banco de dados utilizado. No Oracle Database, em sua versão mais completa, é possível identificar todas as transações feitas pelo usuário e desfazê-las. Já o PostgreSQL não oferece tal recurso, porém, se foi elaborado um bom esquema de segurança e auditoria, estes terão registrados toda e qualquer alteração feita pelo usuário, o que tornaria viável a reversão dos dados alterados.  

Não esqueça de escrever os comandos a serem executados, caso existam.


Questão 02 (1,0 ponto)

Explique o que vem a ser Chave Primária, Chave Secundária e Chave Candidata, exemplificando a utilização de cada uma delas. 

 

A chave primária é utilizada para identificar cada a tupla de uma entidade e, como chave de identificação, pode ser utilizada como índice da tabela. Pode ser composta por um ou mais atributos da tabela e de diversos tipos de dados (inteiro, texto, etc.).  Segundo algumas literaturas, as chaves primárias podem ser classificadas em NATURAL KEY, que é uma chave sob a visão do negócio, como por exemplo o CPF, ou como SURROGATE KEY, que nada mais é do que um atributo do tipo inteiro, criada randomicamente, normalmente incrementada de 1 em 1, por exemplo.  

Chave candidata, como o próprio nome sugere, são atributos que só ou combinados em conjunto possuem a característica da unicidade. Por exemplo: CPF, matrícula, numero de registro funcional, etc.

Há diversas aplicações na área geral de recuperação de informação que requerem a possibilidade de recuperar registros com base no valor de mais de um item de dados (campo)  num registro. Esses itens de dados são chamados de chaves e os registros são recuperados pela busca de um valor especificado para uma ou mais chaves. Esses valores de chave não são como valores de chave primárias, pois eles podem identificar mais de um registro, sendo desse modo chamados de chaves secundárias.

Questão 03 (1,0 ponto)

Discorra sobre as Propriedades Relacionais e descreva a importância e finalidade de, pelo menos, cinco delas.

As Propriedades relacionais são considerações óbvias, porém elucidativas a respeito do funcionamento e da filosofia que norteia o desenvolvimento dos SGBD-R. Essas propriedades derivam da teoria de conjuntos e algumas se sobrepõem ou confirmam as regras de integridade.

 1ª - Uma das principais, me arrisco a dizer, a principal propriedade é a da unicidade. Ela diz que uma tabela não deve possuir duas linhas iguais: Linhas iguais caracterizam redundância de dados e compromete a integridade do banco. Por isso ao menos a chave primária deve ser diferente (requisito mínimo)

 2ª -  Deve-se garantir que todos o valores de uma tabela possam ser acessados por meio de uma combinação de nome da tabela, valor de chave primária e nome de coluna. Ou seja,  toda tabela deve possuir chave-primária.

 3ª Cada tabela deve possuir um nome próprio distinto das demais. Essa propriedade  deriva da teoria de conjuntos, já que as tabelas são componentes do conjunto BD.

4ª Cada atributo de uma mesma tabela deve possuir um nome diferente: o mesmo atributo pode aparecer em outra tabela com o mesmo nome ou com nome diferente (sinônimo).

5ª A ordem das linhas e colunas na tabela é irrelevante, pois pode ser facilmente modificada nas consultas, através dos recursos da linguagem SQL.

Questão 04 (1,0 ponto)

Discorra sobre os seguintes termos, comuns no projeto de um banco de dados: Célula, Atributo Simples, Atributo Não Simples, Dependência Funcional Completa e Dependência Funcional Transitiva, citando exemplos para cada um dos termos.

Uma célula pode ser considerada com o resultado da intersecção de uma linha com uma coluna da tabela (relação ou entidade). Os atributos são os dados que devem ser armazenados a respeito de uma entidade, sendo este uma característica ou propriedade da entidade (Ex: A entidade carro possui o atributo NUM_PORTAS, ou COR). No exemplo anterior foram citados dois atributos simples, ou seja, atributos que só possuem um valor. Já os atributos compostos possuem mais de uma característica, por exemplo, endereço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com