TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PROPOSTA DE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA AUXILIAR NO CONTROLE DE TERMINAL DE ÔNIBUS DA CIDADE DE MACEIÓ

Por:   •  25/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

CNPq FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

COORDENAÇÃO DE PESQUISA

PIBIC/CNPQ-ESTÁCIO FAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC

RELATÓRIO FINAL

(2010 - 2011)

UMA PROPOSTA DE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA AUXILIAR NO CONTROLE DE TERMINAL DE ÔNIBUS DA CIDADE DE MACEIÓ

ÁREA DO CONHECIMENTO (CNPq):

Ciências Exatas e da Terra

SUB-ÁREA DO CONHECIMENTO

CNPq:

Ciência da Computação

CENTRO/UNIDADE: Faculdade Estácio de Alagoas

BOLSISTA: Tyrone Palmeira Magalhães

ORIENTADOR (A):

CO- ORIENTADOR: Márcio Robério da Costa Ferro

FONTE DE FINANCIAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA:

CNPQ/PIBIC/ESTÁCIO/FAL

DATA DE INÍCIO: 01/08/2010 DATA DA CONCLUSÃO: 31/07/2011

RESUMO

No contexto do transporte de ônibus urbano, o Boletim de Terminal de Linha é um documento preenchido pelo fiscal de terminal, para registro da operação ocorrida no próprio terminal rodoviário. Esse documento é utilizado pelos digitadores na alimentação dos dados do sistema computacional da empresa, permitindo a geração de relatórios e assim, meios para a tomada de decisões. Por ser um documento em papel, alguns problemas acontecem corriqueiramente, tais como rasuras e perdas. Além disso, o seu preenchimento em segundo momento pelos digitadores, permite que dados sejam inseridos errados no sistema, por interpretações erradas. Esses problemas motivam às empresas à aquisição de um novo meio preenchimento. Diante desse contexto, o presente trabalho apresenta uma solução computacional baseada em sistemas distribuídos, para ser usado no auxílio do controle terminal de ônibus urbano de Maceió. Foram pesquisadas tecnologias de sistemas distribuídos, para que fossem utilizadas na elaboração de um protótipo, a ser utilizado pelos fiscais, no preenchimento do Boletim de Terminal de Linha, porém em um novo meio, no meio digital, permitindo o registro imediato da informação, diretamente na base de dados da empresa, eliminando os problemas citados anteriormente.

UMA PROPOSTA DE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA AUXILIAR NO CONTROLE DE TERMINAL DE ÔNIBUS DA CIDADE DE MACEIÓ

1Tyrone Palmeira Magalhães; 2Márcio Robério da Costa Ferro

1Bolsista PIBIC, aluno do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Estácio de Alagoas; 2Professor do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Estácio de Alagoas (mrcferro@gmail.com).

Palavras-chave: Sistemas distribuídos, fiscal de terminal, boletim de terminal de linha.

Financiamento: CNPq/PIBIc/ESTÁCIO

INTRODUÇÃO

O transporte público coletivo é de fundamental importância nas cidades, não apenas pelo aspecto social e democrático, por representar o único modo motorizado seguro e cômodo acessível às pessoas de baixa renda, mas também como uma importante alternativa para quem não pode dirigir.

Nas grandes cidades, o transporte coletivo urbano contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, reduzindo a poluição ambiental, os congestionamentos e os acidentes de trânsito, por proporcionar uma alternativa de transporte em substituição ao automóvel.

Dentre os diversos componentes que integram a infra-estrutura do transporte coletivo urbano, destacaremos o terminal de passageiros. Trata-se de uma estrutura onde os ônibus param para que passageiros embarquem ou desembarquem; construções oferecidas aos utentes e freqüentemente são os pontos de início e términos das viagens.

Um terminal de passageiros pode possuir diversos itinerários (linhas), programados conforme a demanda de passageiros, com o objetivo de transportar a população de uma região para outra. Essa demanda varia ao longo do dia, e o conhecimento dessa variação é necessário para planejar adequadamente a oferta de transporte, de modo a proporcionar um atendimento eficiente e de qualidade.

O planejamento de uma linha resulta em uma escala de horários com intervalos bem definidos, que será operacionalizada por uma empresa de transporte coletivo urbano devidamente credenciada no órgão gestor de transportes.

As empresas de transportes urbanos devem cumprir rigorosamente a escala de horários, sob pena de sofrerem sanções administrativas ou financeiras pelo descumprimento da referida escala.

Neste contexto, as empresas criaram a figura do fiscal de terminal, que possui papel importante como mantenedor dos terminais e tem a responsabilidade de fazer cumprir as viagens programadas. Além dessa, são suas atribuições fiscalizar a higiene e limpeza do terminal, coibir a evasão de renda, orientar e avaliar os operadores (motoristas e cobradores), atender ao cliente, vistoriar o recolhimento dos veículos e preencher o boletim de terminal de linha, que contém informações pertinentes às viagens realizadas, tais como: o número passageiro transportados, o veículo que realizou a viagem e horário de chegada, o motivo que causou a perda de uma viagem etc. Toda essa informação serve de base para futuros estudos de desempenho das linhas, visando a constante melhoria dos serviços oferecidos

Na cidade de Maceió, o preenchimento do Boletim de Terminal de Linha (BTL) é feito de forma manual, ou seja, informando os dados em papel para posterior compilação das informações. Isso causa um dispêndio de tempo para o fiscal, que poderia melhor desempenhar suas funções caso houvesse uma ferramenta computacional que recebesse estas informações de maneira mais rápida e confiável. Além disso, por ser utilizado o papel como forma de preenchimento do BTL, problemas como rasuras e extravio acontecem vez ou outra, prejudicando a precisão dos relatórios emitidos pela gerência da empresa.

Diante desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com