TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA EXEMPLIFICAR O FUNCIONAMENTO DE UM GERENCIADOR DE MEMÓRIA DE UM SISTEMA OPERACIONAL

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA EXEMPLIFICAR O FUNCIONAMENTO DE UM GERENCIADOR DE MEMÓRIA DE UM SISTEMA OPERACIONAL

USE OF COMPUTATIONAL TOOLS TO EXEMPLIFY THE OPERATION OF A MEMORY MANAGER OF AN OPERATING SYSTEM

Apresentação: Comunicação Oral

João Pedro Nogueira Vieira¹; Tainá da Silva Veras²; Júlio César Costa de Macedo³; Ramasio Ferreira de Melo4; Rogério Pereira de Sousa5

Resumo

Esse presente artigo tem como objetivo demonstrar o que é um gerenciador de tarefas dentro de um sistema operacional através do uso de um simulador, assim como realizar uma comparação entre dois tipos de gerenciamento de memória, sendo eles, o de melhor partição disponível e o de primeira partição livre, frisando qual dos dois terá um melhor desempenho nos exemplos propostos. Foram levantadas informações referentes as dificuldades apresentadas no entendimento do tema de gerenciamento de memória, seguida da apresentação do protótipo desenvolvido para simular o gerenciamento de memória, por fim foi aplicado um questionário contendo três perguntas direcionadas a utilização de ferramentas computacionais em sala de aula. Ao analisar os dados adquiridos com os testes, pode-se ver que um método de gerenciamento de memória não é sempre melhor que o outro, depende da lista que se está usando no momento. Vendo os resultados do questionário, é possível perceber que todos os discentes preferem as aulas mais dinâmicas com o auxilio das ferramentas computacionais, por facilitarem no entendimento do conteúdo, assim como por serem mais práticas prendem mais a atenção, um contraste com as aulas ministradas sem esse auxilio, onde o desempenho dos discentes não tem um grande destaque. Ao decorrer dessa leitura foi visto que as aulas ministradas com o auxílio de ferramentas computacionais são mais interessantes e mais produtivas, tanto para o discente quanto para o docente, auxiliando no entendimento do conteúdo. O uso de tecnologias da informação em contexto de aprendizagem, como colocam os autores estudados, ajuda a revolucionar o modo de aprender e a entender como o conhecimento compartilhado é necessário para construção de saberes.

Palavra-chave: Primeira partição livre, melhor partição disponível, ferramentas computacionais

Abstract

This article aims to demonstrate what is a task manager within an operating system through the use of a simulator, as well as to make a comparison between two types of memory management, of the best available partition and the first free partition, emphasizing which of the two will perform better in the proposed examples. Information was collected referring to the difficulties presented in understanding the theme of memory management, followed by the presentation of the prototype developed to simulate the memory management, finally a questionnaire was applied containing three questions directed to the use of tools in the classroom. When analyzing the data acquired with the tests, one can see that a method of management memory is not always better than the other, it depends on the list you are currently using. Seeing the results of the questionnaire, it is possible to see that all the students prefer the more dynamic classes with the help of the computational tools, for facilitating in the understanding of the content, as well as for being more practical they hold more attention This contrasts with the lessons taught without this aid, where the performance of the students does not have a great highlight. In the course of this reading it was seen that the classes taught with the aid of computational tools are more interesting and more productive, both for the student and the teacher, helping in the understanding of the content. The use of information technologies in the context of learning, as put by the authors studied, helps to revolutionize the way of learning and understanding how shared knowledge is necessary for the construction of knowledge.

Keyword: First free partition, best available partition, computational tools

Introdução

        Todo e qualquer computador ou sistema baseado nele, possui a memória como componente vital. A técnica de gerenciamento de memória então, precisou de acompanhar a evolução do computador, para deixar o processo de execução das tarefas cada vez mais rápido.

        O gerenciamento de memória é a parte do sistema operacional que cuida de gerenciar a hierarquia da memória. Sua função é verificar qual parte da memória está em uso ou qual não está, alocar ou liberar memória dependendo do estado do processo, além de gerenciar a troca que ocorre entre a memória primaria e a secundária, quando a memória principal é pequena demais para conter todos os processos. Na maioria dos sistemas, o gerenciador de memória fica junto ao núcleo. (TANENBAUM, 2008)

Moran (2003, p. 47) ressalta que uma sociedade “conectada em rede aprende de forma muito mais flexível, através de grupos de interesse (listas de discussão), de programas de comunicação instantânea e pesquisando nos grandes portais”. A partir disso é possível facilitar o aprendizado dos discentes de temas complexos como gerenciamento de memória, com a utilização de formas de aprendizado dinâmicos e intuitivos. Ao utilizarem estas ferramentas, os discentes de informática podem ter uma visão mais abrangente em relação ao ensino de sistema operacional, tornando por tanto a tecnologia computacional uma ótima contribuição para o ensino e aprendizado em sala de aula.  

Seguindo essa linha de raciocínio, foi desenvolvido um simulador em linguagem Java, para exemplificar de forma dinâmica como um Sistema Operacional realiza o gerenciamento de memória, fazendo o comparativo entre duas regras básicas de alocação de memória. A saber: a alocação de memória por primeira partição livre e a alocação de memória por melhor partição disponível.

O trabalho a seguir tem o objetivo de apresentar os resultados alcançados através do auxílio de um protótipo de simulador desenvolvido com a finalidade de demonstrar a funcionalidade das partições livres e partições fixas.

O presente artigo está dividido em introdução, fundamentação teórica, métodos utilizados para se chegar ao resultado, resultados e discussões, conclusões finais e as referências.

Fundamentação Teórica

Segundo Tanenbaum (2003) o sistema operacional tem como objetivo principal esconder a complexidade por traz do hardware do usuário do sistema.   Ele é um sistema básico, que tem a função de controlar todo os recursos que venham a ser executado em um computador além de oferecer uma base sobre a qual os programas aplicativos podem ser desenvolvidos. Os sistemas operacionais executam duas funções basicamente não relacionadas, sendo elas, ampliar os recursos da máquina e seu gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (494.3 Kb)   docx (300.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com