TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre a introdução de computadores pedagógicos no Brasil

Projeto de pesquisa: Um estudo sobre a introdução de computadores pedagógicos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar II

Cursos Superiores de Tecnologia

Estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil

Pirassununga/SP

2014

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar II

Cursos Superiores de Tecnologia

Nome: Willian Roberto da Silva

Nome: Claudemir Aparecido Praisler

RA: 1426955

RA:

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

1º Semestre

Pirassununga/SP

2014

RESUMO

O trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil para uso em escolas do ensino fundamental, levando em consideração como estes computadores estão sendo usados nas escolas nos dias de hoje as reais necessidades em hardware, softwares, arquitetura, sistema operacional e suas características.

Palavras-chave: computador, pedagógico, hardware, software, plataforma, sistema operacional.

ABSTRACT

The paper aims to present a study on the adoption of educational computers in Brazil for use in elementary schools, taking into account how these computers are being used in schools these days the real needs in hardware, software, architecture, system and operating characteristics.

Keywords: computer, teaching, hardware, software, platform, operating system.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Os laboratórios de informática têm a missão de dar apoio aos alunos oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Além de servir como uma excelente ferramenta didática para o ensino nas diversas disciplinas do currículo do aluno, principalmente no que diz respeito ao ensino fundamental – de 1ª a 9ª séries. Existem diversos programas de inclusão digital com o objetivo de levar os computadores para dentro das escolas, pessoas, ONGs e o Governo estão a cada dia possibilitando que mais pessoas tenham acesso a essa tecnologia. É importante deixar claro que a instalação de computadores e internet nas escolas deve ser acompanhada de um programa de capacitação de professores para que os recursos possam ser efetivamente utilizados na área pedagógica.

As recomendações existentes neste trabalho darão base para implementar um ambiente estável e definir padrões que possam ser aplicados em curto, médio e longo prazo, possibilitando um crescimento com a implantação de uma rede de computadores de forma modular e preservando investimentos.

1- Inclusão sócio digital

Nos dias de hoje, pode se dizer que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que ainda seria um exagero. Porém, a informática vem se intensificando de uma forma muito rápida no mundo, fazendo parte cada vez em nossas vidas. O computador vem tornando-se um aparelho indispensável em nosso meio social. Todas as áreas estão se adaptando e fazendo uso deste instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional.

Na educação não seria diferente. Os computadores estão diretamente ligados com a informática. O termo informática vem dos vocábulos informação + automática. Pode-se dizer que Informática é: “conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.” (LUFT, 2006:365).

Embora seja um instrumento fabuloso o computador não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por isso é importante que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face às teorias e práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso. O mesmo só será uma excelente ferramenta, se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao conhecimento e não, somente, utilizado como uma máquina de escrever ou de entretenimento. Usá-lo como tecnologia a favor de uma educação mais dinâmica, como auxiliadora de professores e alunos, para uma aprendizagem mais consistente, a Informática Educativa nada tem a ver com aulas de computação.

A Informática Educativa se caracteriza pelo uso da informática como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados a sua disposição.

A Informática Educativa privilegia a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com