TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip banco de dados discursivas

Por:   •  8/4/2016  •  Exam  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  1.885 Visualizações

Página 1 de 4

Banco de Dados

P-O desenvolvimento de um sistema de informação envolve a análise e o projeto de dois componentes importantes.....Comente sobre as quatros etapas do projeto de banco de dados.

R: 1-Levantamento de requisitos: Possibilita especificar as necessidades do usuário.

2- Projeto conceitual: transcreve as informações coletadas para um banco de dados.

3- Projeto Logico: Escolha do SGBD a ser implantado

4- Projeto Físico: Implantação do hardware especifico para execução do SGBD

P- Um banco de dados é um item de infraestrutura de TI, assim como os softwares também são. Em alguns momentos, tudo parece confuso porque achamos que um banco de dados é um software e na verdade não é. Quando mencionamos a sigla SGBD (Sist. Gerenciamento de BD), Ficamos ainda mais confusos. Entende-se que os bancos de dados e os softwares, são itens de infraestrutura de TI. Como podemos classificar um SGBD? É um sistema ou banco de dados? Qual é o seu papel?

R-Podemos classificar em: Quanto ao modelo de dados adotado: Ex: Relacionais, de rede, orientados a objetos; quanto ao número de usuários suportados. Ex mono ou multiusuários; E quanto à localização dos dados: Ex: Centralizados, distribuídos

O SGBD é um sistema, e seu papel, é fazer Todo o controle sobre o armazenamento e a manipulação de dados no que diz respeito ao acesso, à integridade física e lógica, à segurança, à redundância, concorrência entre as diversas aplicações, autorização para as diversas operações.

P- A Linguagem para acessar um banco de dados, depende do tipo de banco de dados. Aqueles do tipo relacional usam a linguagem SQL. A linguagem SQL pode ser dividida em tipos de acordo com sua funcionalidade. Quais os tipos de linguagem SQL?

R- Os tipos de linguagem SQL são: DCL, DDL, DTL, DQL e DML

P-O Ponto de sincronização representa a ligação de 2 transações consecutivas, mostrando onde o banco de dados está (ou deveria estar) em estado de consistência. Quais são as operações que representam este ponto??

R- As operações são: COMMIT e ROLLBACK

P- Porque as certificações são importantes, principalmente para profissionais sem experiência?

R-Porque é um método que se comprova, que um profissional, tem o domínio em uma determinada tecnologia.

P- Apesar de a linguagem SQL ser única, ela é dividida em tipos, de acordo com as funcionalidades. Qual a diferença básica entre DDL e DML?

R- A diferença é que o DDL, agrupa comandos de definição de dados, enquanto o DML, comandos de manipulação de dados.

P- -Em um modelo físico, qual a diferença entre um relacionamento forte e um relacionamento fraco?

R- Forte: Identifica que a chave estrangeira da tabela “pai” faz parte da chave da tabela “filha” e a fraca, identifica que a chave estrangeira da tabela “pai” não faz parte da chave primária da tabela filha, sendo esse apenas mais um atributo

P- Em um comando DELETE, a cláusula WHERE restringe os registros que serão excluídos. Em um comando UPDATE, restringe os registros que serão atualizados. Em um comando SELECT, restringe os registros que serão adicionados. E em um comando INSERT? Para que serve a clausula WHERE, em um comando INSERT?

R- A clausula WHERE no comando INSERT, serve para restringir os registros que serão inseridos.

P- Porque é considerado mais seguro fazer o backup do banco de dados em uma unidade de disco diferente da unidade onde o banco está instalado?

R: Caso ocorra uma falha de hardware no disco principal, os dados ficam íntegros ao serem armazenados em um outro disco, prontos para serem recuperados.

P- O que pode ser considerado entregável dentro de um projeto de banco de dados?

R- Visibilidade do estado do sistema; Correspondência entre o sistema e o mundo real; Controle e liberdade do usuário; Consistência e padronização; Prevenção de erros; Reconhecimento em vez de lembrança; Flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com