TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da memória

Projeto de pesquisa: Uso da memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 11

Uso de Memoria Uso de Nucleo Armazenamento Plataforma

Trabalho completo oracle

Oracle

Sumário:

1. Introdução pg 3

2. Definição pgs 4 e 5

3. Pontos fortes e desvantagens pgs 6 e 7

4. Modelo de Armazenamento de Dados pgs 8 e 9

5. Linha do Tempo pgs 10 e 11

6. Utilização Prática pg 12

7. Aplicabilidade na Gestão de Negócios pgs 13 e 14

8. Conclusão pg 15

9. Referências Bibliográficas pg 16

1. Introdução.

O trabalho tem a intenção de apresentar a ferramenta de trabalho Oracle. Aqui mostraremos a sua definição, seus pontos fortes e desvantagens, a linha do tempo da empresa que desenvolveu o programa, a utilização prática do programa e a aplicabilidade à gestão de negócios, além de um breve modelo de como é feito um armazenamento de dados lógico.

Oracle é um SGBD que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia.

Ellison e os co-fundadores da Oracle, Bob Miner e Ed Oates, perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional, mas não se deram conta de que mudariam a face da computação empresarial para sempre.

2. Definição.

Inicialmente o foco dos sistemas de informação estava totalmente voltado aodesenvolvimento dos aplicativos, e o tratamento dos dados seria meramente uma atividade paralela, com intuito apenas de documentação. Isto até a descoberta de que os dados poderiam ser um dos recursos mais importantes de uma organização, trazendo benefícios consideráveis aos processos de análise de projetos de sistema da informação. Visto isto, cada vez mais, recebe grande ênfase o desenvolvimento de processos e ferramentas voltadas à tecnologia de banco de dados.

Um Sistema de gerenciador de banco de dados (SGBD) é tudo em um programa, pois sem ele, toda vez que o usuário desligar o computador, perde todas as informações que estavam lançadas no software. Em empresas que trabalham com dados de clientes, como bancos e seguradoras, precisam manter esses cadastros e suas informações seguras, pois esse é o produto principal desse tipo de empresa.

Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados.

Oracle é basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gestão de Bases de Dados, portanto, para sua utilização, primeiro seria necessário instalar a ferramenta servidor (Oracle 8i) e posteriormente poderíamos atacar à base de dados desde outras máquinas com ferramentas de desenvolvimento comoOracle Designer e Oracle Developer, que são as ferramentas básicas de programação sobre Oracle. Para desenvolver em Oracle utilizamos PL/SQL uma linguagem de 5ª geração, bastante potente para tratar e gerenciar a base de dados, também por norma geral costuma-se utilizar SQL ao criar um formulário.

O SQL (Structured Query Language) é mais do que uma linguagem padrão de comunicação com base de dados. Falamos, portanto, de uma linguagem normalizada que permite trabalhar com qualquer tipo de linguagem (ASP ou PHP0 em combinação com qualquer tipo de base de dados, como MS, Access, SQL, Server, MySQL...). Além da universalidade, o SQL possui outras duas características muito apreciadas: potência e versatilidade contrastando com a sua acessibilidade de aprendizagem.

3.1. Pontos fortes do produto.

- SGBD comercializado atualmente pela Oracle, que nasceu em 1979 e que foi o primeiro BD (banco de dados) relacional comercializado no mundo;

- Última versão: Oracle Database 11G;

- Custo de uma licença da versão Enterprise por CPU: U$ 47.500 (até 2 core);

- Pode ser instalado em múltiplas plataformas desde 1985. Entre as principais, podemos citar: Unix, Linux, HP/UX, BIM AIX, IBM VMS e Windows;

- Possui ferramentas de administração com interfaces gráficas menos amigáveis que as do SQL Server. Isso vem mudando e melhorando a cada nova versão do Oracle. No 10G, o Enterprise Manager possuimuitos recursos e sua interface gráfica evoluiu muito. No Oracle o DBA costuma gerenciar muitas atividades do BD através de conjuntos de scripts;

- Possui uma documentação muito bem detalhada, o que de início até assusta, mas permite que você conheça muito bem o BD e todos os seus recursos;

- Possui mais recursos de segurança e desempenho que outros no mercado. Exemplos:

a) Por padrão, o Oracle não commita transações. Isso permite que você desfaça as alterações de uma instrução SQL, caso ela tenha sido submetido erroneamente.

b) Por padrão, o Oracle permite efetuar leitura consistente de dados. Esse recurso permite que um usuário “B” leia os dados de uma linha de uma tabela, no mesmo momento em que ela está sendo alterada por um usuário “A”, sem que o usuário “B” visualize os dados que estão sendo alterados pelo “A”. Não há bloqueio de leitura nem risco do usuário “B” visualizar os dados que ainda não foram commitados pelo usuário “A”.

c) Arquitetura mais flexível e com mais recursos para otimização de performance. No Oracle é possível criar e gerenciar diversas estruturas de memória no BD. É possível, por exemplo, definir estruturas de armazenamento com tamanhos de blocos que podem variar de 2k à 32k. Em Oracle, sistemas OLAP e índices em geral, são otimizados com tamanhos de blocos maiores (32k);

d) Possui Packages,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com