TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizando serviços de computação em Nuvem

Por:   •  5/5/2018  •  Artigo  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

MBA em arquitetura e projetos de cloud computing

trabalho: Fundamentos de TI para Cloud Computing

Aluno:

Este trabalho baseia-se em uma breve pesquisa sobre uma organização (Grupo Anonimo) que passou a utilizar em parte a tecnologia de computação em nuvem em seus serviços de TI.

EMPRESA

O Grupo Anonimo é um grupo empresarial e conglomerado de mídia brasileiro sediado em Fortaleza, capital do Ceará. Ele atua nas áreas de serviços ambientais, construção e incorporação, hotelaria, gestão de shopping center e comunicação em todas as regiões do Brasil, tendo presença em 17 estados brasileiros.

A Construtora Anonimo foi a empresa que deu origem ao grupo tendo sido fundada em 1974. Atualmente mais de 5.000 colaboradores trabalham nas empresas do Grupo Anonimo.

Cenário

Atuando ainda fortemente com modelo de Data Center On-Premise, a referida empresa passou a abrir os olhos para os serviços de computação em nuvem a poucos anos atrás, mediante a algumas dificuldades encontradas e necessidade de inovações de ferrametas em determinados segmentos na área de Infraestrutura de TI.

A oportunidade

O pontapé para a primeira experiência com serviços de Cloud Computing foi a adoção de uma ferramenta de AntiSpam. A equipe de TI era responsável por manter, instalar e administrar localmente soluções (appliance físico) de “players” de mercado especialistas na área de segurança. As principais desvantagens eram:

  • Evolução de hardware e Software
  • Por se tartar de uma solução física, de tempos em tempos era necessário fazer reinvestimento na plataforma para trocar o modelo do equipamento que com o passar do tempo não acompanhava a evolução das atualizações de patchs e sistema operacional.
  • Licenciamento e Suporte
  • A solução pera mais uma dentre muitas que necessitava de custeio adicional para licenciamento e suporte do fabricante.
  • Custos com capacitação e reciclagem
  • Houve investimento em treinameto para que a equipe pudesse não apenas administrar o ambinente como também solucionar problemas de alto nivel.
  • Queda no desempenho da solução
  • Durante o período mais crítico de problemas enfrentados, o atual fabricante apresentou visivelmente queda na confiabilidade e eficácia de seu produto, gerando uma série de problemas relacionado ao serviço de mensageria do Grupo (cliente).

A adoção da nova tecnologia (preocupações, pontos fortes e dificuldades encontradas)

Mediante o cenário descrito acima a empresa passou a analizar novos fornecedores e fabricantes que não apenas fossem focados apenas na especialidade dos produtos que ofereciam, bem como estivessem se destacando no mercado de Cloud Computing ofertando soluções no segmento se SaaS.

A empresa escolhida foi  a Symantec. O motivo pelo qual a Symantec foi escolhida foi porque suas atividades se concentram em segurança da internet e em redes para usuários domésticos e corporações, suas soluções são baseadas em software e aplicativos, com proteção de antivírus, análise de vulnerabilidades, deteção de intrusos, filtragem de conteúdo e de e-mail. A symantec foi escolhida através da contratação do produto antispam chamado Symantec.Cloud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com