TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS,UTILIZANDO TECNOLOGIA EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO IEPA.

Por:   •  4/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Com o advento do computador, a humanidade deparou-se com nova e poderosa ferramenta de produtividade e qualidade, que se tornou onipresente em todas as áreas do conhecimento humano.

Com a consolidação da informática, principalmente nas empresas a execução das tarefas de trabalho ganhou maior agilidade, houve um grande aumento na produtividade e uma redução drástica do volume de papeis, tanto na circulação de documentos quanto aos arquivados. A implantação da computação facilitou na redução do uso das informações de maneira convencional, através de documentos em papeis, na era da modernização as informações circulam virtualmente dentro dos computadores. Vivemos na era da informação, nosso ambiente é cercado de tecnologias que visam nos manter conectados com o mundo. Uma pessoa processa cerca de 34 gigabytes por dia e nos últimos três anos criou-se mais informações do que nos últimos quarenta mil anos de humanidade, toda essa evolução foi possível graças à inovação tecnológica, principalmente a criação da Internet (LIMA, 2010).

Desta forma, a adoção de tecnologias computacionais tem um alto preço a ser pago, agora as organizações estão expostas à ataques diários de indivíduos mal intencionados, que desejam obter documentos alheias para possuírem informações sigilosas e se beneficiar de alguma vantagem financeira, portanto, as organizações tem agora um enorme desafio, no sentido de tentar garantir o sigilo das informações interna e externamente, sem contar que há também a necessidade da criação de uma politica de Segurança da Informação.

Apesar da vantagem de não ser preciso manter os aplicativos, os computadores e nem as bases de dados dentro da própria organização, deve-se atentar para a segurança, pois quem estará com todas as informações são as empresas que oferecem os serviços de computação em nuvem (DIAS,2013).

Muitas empresas estão aderindo a essa tecnologia, devido a um custo mais acessível que esse serviço proporciona, tornando desnecessário investimentos vultuosos na infraestrutura de TI da empresa.

A evolução da computação e da internet foi relativamente rápida. Em menos de 40 anos mudamos um cenário centralizado com mainframes, em que as aplicações e os dados eram locais e distribuídos através de redes internas, passando para aplicações desktops que compartilham a mesma base de dados. Depois, as aplicações passaram a ser acessadas via browser, disponibilizadas localmente pelas empresas até chegarmos ao nosso cenário atual, em que as aplicações são armazenadas em servidores públicos, com alto poder de processamento e disponibilidade, visando mantê-las sempre em funcionamento com o menor custo possível (SOUSA, MOREIRA e MACHADO, 2009).

Partindo deste principio, este estudo tem como objetivo apresentar as vantagens de se adotar a guarda das informações digitais do IEPA, usando o serviço de armazenamento de dados em nuvem (Cloud Computing), Podendo também ser disponibilizada em qualquer outra organização.

O trabalho está organizado em cinco capítulos, sendo que o primeiro capitulo refere-se parte introdutória, onde explano os objetivos do desenvolvimento deste trabalho.

No capitulo II, discorre-se sobre o Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, fazendo referencia a sua Historia, sua estrutura organizacional, a Unidade de Informática e suas atribuições.

No capitulo III, serão abordados os aspectos: A Importância da Organização e a Centralização da Informações digitais, Por que Organizar, Por que Centralizar, Classificação das Informações Digitais, Organizações de Diretórios, Determinando Níveis de Acesso e a importância de Backups das Informações Digitais.

Seguindo nessa linha, o capitulo IV discorrerá sobre, Backups, Conceitos Gerais, Funcionalidades, Rotinas e Ferramentas utilizadas para fazer Backups.

Palavra-chave: Informações Digitais. Politica de Segurança da Informação.

CAPITULO II – O INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTIFICAS E TECNOLOGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ

1.1 – O Instituto

Trata-se da Instituição Oficial de pesquisas do Estado do Amapá, responsável pela coleta de informações sobre fauna, flora e recursos hídricos e minerais.

1.2 – A Historia

A trajetória para criação do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, remonta a década de 60, com a criação do Museu Comercial, também chamado de Museu Industrial, em 29 de janeiro de 1985, destinado a manter uma exposição permanente e elucidativa aos produtos regionais. Dirigido por Waldemiro Gomes, Químico, procedente de Belém do Pará especializado em Histologia Vegetal e alcalóide, que mantinha em seu acervo produtos de pesquisas com estanho, e posteriormente fibras, sementes e plantas medicinais, todas originárias da região.

Em 06 de janeiro de 1974, foi criado o Museu de História Natural Ângelo Moreira da Costa Lima, nome dado em homenagem ao mais ilustre mestre de Entomologia do Brasil, dirigido por seu idealizador Professor Reinaldo Damasceno, que já tinha competência reconhecida pelo seu trabalho na área de Entomologia Médica, desenvolvendo trabalho com malária.

Em 26 de maio de 1970, o Decreto nº 022/70 – GAB, assinado pelo então governador Ivanhoé Gonçalves Martins, extingue o Museu Territorial e cria o Museu Histórico Científico Joaquim Caetano da Silva – MHCJCS. No início da década de 80, o MHCJCS passa a funcionar no mesmo prédio do Museu Costa Lima, com melhores condições de trabalho as atividades de fitoterapia foram incrementadas.

Com a necessidade de identificar o trabalho que o Museu desenvolvia e o desejo de homenagear o pioneiro desse trabalho, falecido em agosto de 1981, foi criado em 04 de maio de 1988, o Museu de Plantas Medicinais Waldemiro Gomes. Assim, as pesquisas da fauna amapaense eram desenvolvidas pelo Museu Costa Lima, instalado na Rodovia Juscelino Kubistchek – Fazendinha e as da flora amapaense pelo Museu Waldemiro Gomes, localizado na Av. Feliciano Coelho.

Visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com