TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versões do sistema operacional windows

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema Operacional

Windows

Larissa Matos, Luís Henrique Custódio, Murilo Mendes

Larissa.geraldy@hotmail.com, luis.rosa10@bol.com.br, murilomstb@hotmail.com 

Introdução aos Sistemas Operacionais – Silvana DalBó

Abstract. Through this article, we will show how the Windows operating system behaves in different points of analysis and study. We will begin by taking a small base system, then we will continue deeper into in relation to their structure, and finally end up explaining how the system can be organized to make all this information network in working order. Remember, that all references, were carefully analyzed, so we could spend better integrity and veracity of the matter.

Resumo. Por meio deste artigo, iremos mostrar como que o Sistema Operacional Windows se comporta em diferentes pontos de análise e estudo. Iremos começar dando uma pequena base do sistema, depois continuaremos mais afundo em relação a sua estrutura, e por fim, terminaremos explicando como que o Sistema consegue se organizar para deixar toda essa rede de informações em perfeito funcionamento. Vale lembrar, que todas as referências, foram criteriosamente analisadas, para que pudéssemos passar uma melhor integridade e veracidade do assunto.

  1. 1. Características do Sistema

        O sistema operacional Windows é um sistema gráfico, isso significa que sua interface é baseada em itens visuais, como ícones, janelas, menus. Não é necessário que o usuário digite comandos como os comandos usados no DOS e UNIX para comandar o sistema. É só usar os itens que se apresentam na tela.

        O Windows é um S.O. de 32 bits: isso significa que o Windows é criado para controlar máquinas com processadores que usam essa tecnologia (32 bits no barramento de dados).

        O Windows é Multitarefa Preemptiva pois pode executar uma infinidade de processos, sendo que esses, podem ser encerrados de acordo com o critério de prioridade selecionado pelo usuário em questão. Podemos citar, como exemplo, um usuário que esteja assistindo um vídeo no YouTube, editando seu trabalho de Sistemas Operacionais e fazendo uma transmissão ao vivo pelo Facebook.

  1. 2. Estrutura do Sistema

2.1 Sistema de Camadas

        É a criação de uma hierarquia de níveis, onde cada camada executa uma parte do sistema. A hierarquia em camadas disponibiliza uma organização para o núcleo do S.O., porém, um nível não é obrigado a usar os serviços de um nível inferior. A vantagem de tipo de sistema é isolar as funções do S.O., facilitando sua manutenção e depuração. Uma desvantagem para o modelo de camadas é o desempenho.

2.2 Máquina Virtual

        Uma máquina virtual é uma cópia exata do hardware via software que executa programas como um computador real, também chamado de processo de virtualização. A virtualização é a interposição do software em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução. Uma máquina virtual pode ser vista como uma cópia eficiente, protegida e isolada de uma máquina real.

        Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia a dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma única máquina física, tendo acesso a outros softwares existentes que podem ser instalados dentro da própria máquina virtual.

2.3 Sistema Cliente/Servidor

        Sistemas Cliente-Servidor são modelos de computação que distinguem dois tipos básicos de equipamentos computacionais: servidores e clientes. A utilização deste modelo permite que os servidores executem em modo usuário, ou seja, não tenham acesso direto a certos componentes do sistema.

        Apenas o núcleo do sistema é responsável pela comunicação entre clientes e servidores, sendo executado no modo kernel.  A comunicação entre os módulos do kernel do SO é feita através de solicitações de serviços através de mensagens de processos clientes a processos servidores. Como consequência, se ocorrer um erro em um servidor, este poderá parar, mas o sistema não ficará inteiramente comprometido, aumentando assim a sua disponibilidade.[pic 2]

Figura 1: Modelo Cliente/Servidor

(http://www.slideshare.net/MauroDuarte1/03-tipos-e-estrutura-dos-so?next_slideshow=1)

  1. 3. Processos do Sistema

        Os processos correspondem a tarefas em execução, mas nem todas têm relação direta com algum aplicativo. Muitas delas são executadas em segundo plano e mantêm o sistema trabalhando - gerenciando redes, memória, disco, checagem antivírus, etc. Logo, podemos definir processos como softwares que executam alguma ação e que podem ser controlados de alguma maneira, seja pelo usuário, pelo aplicativo correspondente ou pelo sistema operacional.

3.1 Estados do processo

        Embora cada processo seja uma entidade independente, muitas vezes os processos precisam interagir com os outros. Para gerenciar esta interação e o escalonamento dos processos é necessário definir os possíveis estados que um processo pode ficar. Enquanto ele é criado, seu estado é considerado "Novo"; em ação, muda para "Executando"; quando depende da ocorrência de algum evento, vira "Esperando"; quando não mais necessário, o processo é "Terminado". O sistema operacional reúne todas essas informações através de estruturas específicas chamadas BCP (Bloco de controle de Processos).

3.2 Gerenciador de tarefas

        O gerenciador de tarefas é um instrumento que permite supervisionar os desempenhos sistemas e conhecer em tempo real o estado dos processos do Windows. O gerenciador de tarefas pode ser chamado pressionando simultaneamente as teclas CTRL+ALT+DEL (que é a forma popular), ou clicando com o botão direito na barra das tarefas e escolhendo “Gerenciador de tarefas”.

[pic 3]

Foto 2: Modelo de gerenciador de tarefas do Windows

(http://www.tecmundo.com.br/memoria/3197-o-que-sao-processos-de-um-sistema-operacional-e-por-que-e-importante-saber.htm)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com