TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades Química Forense

Por:   •  10/6/2020  •  Ensaio  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Especialização

Ensino de Química

[pic 2]

        

Química Forense

[pic 3]Tarefa: Elaborar uma proposta de aula relacionada com técnicas forenses

Considere as análises periciais que são muito conhecidas da investigação forense: i) revelação de impressões digitais, ii) revelação de vestígios de sangue, iii) identificação de DNA.

Nesta tarefa, pedimos que você elabore uma proposta de como poderia utilizar estas análises periciais durante seu trabalho como professor. Você pode escolher qualquer disciplina que esteja lecionando, para qualquer ano/série letiva. Na proposta, você deve apresentar a possibilidade de relacionar estas técnicas periciais com alguns dos conteúdos teóricos a serem trabalhados no ano/série que você escolheu.

Vocês podem encontrar alguns vídeos e artigos sobre estas técnicas periciais aqui [1] [2] [3] [4] [5].

Você pode decidir por utilizar somente uma, ou somente duas ou a combinação das três análises periciais apresentadas. Na sua proposta, você pode propor a utilização de experimentos, vídeos ou qualquer outra atividade. Você pode definir se será somente uma única aula ou se irá trabalhar em uma sequência de aulas, e neste caso, com a quantidade de aulas que você achar mais adequado.

[pic 4]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA

[pic 5]

PLANEJAMENTO

Proposta para relacionar conteúdos de aula com técnicas forenses

Ano/Série: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio

Disciplina: Poderá envolver diversas disciplinas.

Proposta interativa (Gincana) – Quem é o assassino – vestígios de um crime.        

Objetivo: Estimular o senso investigativo e crítico dos alunos; Relacionar os conhecimentos e aprendizados.

Conteúdo (relacionado a química): Solubilidade, permeabilidade, precipitação, densidade e decantação, mudanças de estados físicos, a composição química de materiais, as forças intermoleculares.

Atividade 1: Elaborar o roteiro

Roteiro – Esta atividade pode ser bastante dinâmica e envolver diversas disciplinas, até mesmo a escola inteira. A proposta é criar uma história de um assassinato com vários nuances, onde os alunos precisaram seguir pistas, evidências e provas para encontrar o assassino.

        Inicialmente, prepare o roteiro da história de um assassinato. Aqui podemos abusar da criatividade e da imaginação, o importante são as evidências e como será o desenrolar da história, onde o resultado só será revelado se os alunos conseguirem chegar a uma conclusão.

        Exemplo de roteiro:

        Neste exemplo, usarei uma história onde após uma festa com muita bebida, brigas, discussão e desentendimentos, houve o assassinato do anfitrião da festa. Os suspeitos? Todos que estavam na festa. Assim, precisamos preparar as evidências.

Preparar a cena do crime. Ao chegar em sala de aula o aluno deve se deparar com uma cena de crime, que simula um assassinato. O corpo da vítima deve estar isolado com fitas e cones, no local, ao redor do corpo, deverá ter vestígios do crime. Próximo ao corpo deverá ter várias evidências como:

  • Celular da vítima – para o aluno identificar para quem a vítima ligou e interrogar tais pessoas.
  • Garrafa/copo de vidro – para coleta de digitais.
  • Carteira – com documentos da vítima
  • Pendrive – com fotos de paisagens de determinada viagem que o suspeito fez, por exemplo.
  • sangue (carne) – para coleta de DNA.
  • pó suspeito (comprimidos de medicamentos amassado) – para o aluno investigar se algum dos suspeitos está fazendo uso de medicamentos.
  • carta do assassino – coleta de digitais.
  •  uma arma branca (faca) utilizada no crime etc.

Coloque os objetos na cena do crime de acordo com o roteiro que você criou. Antes, combine com algumas pessoas para serem os suspeitos, selecione, ao menos 4 suspeitos (Caso consiga mais, faça com que os alunos vão eliminando os suspeitos com as provas colhidas). As pessoas devem tocar na faca, na garrafa de bebida e outros objetos. Também, preparar material para contraprova como digitais dos suspeitos envolvidos, padrões de bandeamento do material genético dos suspeitos, receituário de medicamentos etc.

Dia 1 – No dia da atividade, quando os alunos se depararem com a cena, devem ser orientados como proceder, os cuidados necessários a serem tomados na cena do crime. O professor deve atuar como um narrador dos fatos, assim, descrever a cena do crime os passos e procedimentos que devem ser seguidos pelos alunos. A responsabilidade dos peritos e a importância das pistas e vestígios deixados no local, porque quando esse trabalho é feito de forma inadequada, os criminosos podem sair ilesos e inocentes podem sofrer as consequências por algo que não fizeram.

        Disponibilizar, na sala, os materiais necessários para a atividade de investigação. Os alunos precisaram realizar a investigação com auxílio de técnicas de identificação de digitais, vestígios de sangue, identificação de compostos, extração de DNA e identificação de bandas de DNA.

PROTOCOLOS

Identificação de sangue: reagente Kastler-Meyer

Materiais e reagentes

  • Cotonetes;
  • Conta-gotas;
  • Amostra de sangue (sangue de carne bovina);
  • Água oxigenada 5% ou 10%;
  • Reagente de Kastle-Meyer;
  • Água destilada ou soro fisiológico.

Preparação do reagente Kastle-Meyer

  1. Fazer uma solução contendo 20 g de NaOH em 90 mL de água destilada.
  2. Adicionar à esta solução 1 g de fenolftaleína dissolvido com 10 mL de etanol.
  3. Adicionar 20 g de pó de zinco metálico à solução e aquecendo-a em fogo baixo até o desaparecimento da cor rósea.

Obs.: Se não mudar a intensidade da cor, deixar descansar por três dias a solução, até a intensidade da cor desaparecer quase completamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com