TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular

Por:   •  7/8/2025  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios Biologia Celular

  1. O que é célula?

As células são unidades estruturais e funcionais de todos os organismos vivos, sendo capazes de realizar todas as funções necessárias para a sobrevivência e reprodução de um organismo. Nas células ocorrem todas as funções metabólicas que possibilitam a vida, e com isso, são capazes de manterem sua estrutura organizada, crescerem e criarem cópias delas mesmas pela sua divisão.

Elas podem ser classificadas em dois tipos principais: células procariontes, que incluem bactérias e arqueias, e células eucariontes, presentes em organismos mais complexos, como plantas, animais e fungos.

  1. O que é ser vivo?

É qualquer organismo que possui as características básicas da vida, como a capacidade de crescer, reproduzir, responder a estímulos, metabolizar e se adaptar ao ambiente. São compostos por células, que são unidades estruturais e funcionais fundamentais da vida.

  1. O que é o dogma da biologia celular?

O dogma da biologia celular explica como ocorre o fluxo de informações genéticas e tudo que envolve esse processo. Abrange os três maiores processos na utilização celular da informação genética.

O primeiro é a replicação da cópia DNA parental para formar moléculas-filhas do DNA. Com sequências nucleotídicas idênticas. O segundo é transcrição, o processo pelo qual partes da mensagem genética codificada pelo DNA são precisamente copiadas em RNA. O terceiro é a tradução, por meio do qual a mensagem genética codificada do RNA mensageiro é traduzida nos ribossomos em um polipeptídeo com uma sequência específica de aminoácidos.

[pic 1]

  1. O que são organelas?

As organelas são uma parte da célula que possuem uma função distinta e é cercada por sua própria membrana dentro da célula. Desempenham funções específicas essenciais para o funcionamento e sobrevivência da célula. Cada tipo de organela possui uma estrutura única e realiza um conjunto específico de atividades. Exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomo, cloroplasto e vacúolo.

[pic 2]

  1. Quais são os tipos de célula?

Existem dois tipos principais de células: células procariontes e células eucariontes. As células procariontes não apresentam núcleo distinto e nem organelas envolvidas por membranas. Os procariontes incluem bactérias e as cianobactérias. São organismos unicelulares, mas podem estar associados em grupos, formando colônias com alguma diferenciação de funções celulares. São constituídas por parede celular, membranas plasmática, material genético, citoplasma, ribossomos e glicogênio (reserva de alimento).

As células eucariontes apresentam núcleos bem definidos e organelas envolvidas por membranas. São organismos mais complexos e podem ser uni ou pluricelulares. Os eucariontes incluem protistas e fungos.  Apresentam 3 componentes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo, sendo a principal diferença entre as células procariontes e eucariontes a ausência de núcleo nas procarióticas, uma vez que o material genético circular fica imerso no citoplasma procariótico, em uma região denominada nucleóide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (406.5 Kb)   docx (342.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com