TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brasileira Vale S.a

Por:   •  18/9/2014  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

Com a missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, a Vale é uma mineradora global, com sede no Brasil. É líder na produção de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel.

A sede da Vale esta no localizada na estado do Rio de Janeiro. Porém, sua presença é global,

mais de 30 países. No Brasil, além do Rio de Janeiro a Vale está em mais quatorze estados.

A Vale possui presença nas áreas de Mineração, Logística, Siderurgia, e Energia. Como se não fosse o suficiente, a Vale ainda é a maior produtora de minério de ferro e pelotas e agora, com forte atuação na produção de níquel, cobre, fertilizantes, manganês e ferroligas.

A empresa hoje conta com sistema de logística integrado entre ferrovias, portos e terminais marítimos e navios.

Investe em usinas hidrelétricas, gás natural e biocombustíveis para garantir os recursos energéticos renováveis para a sua produção.

Forte no quesito meio ambiente a Vale possui a Reserva Natural da Vale – RNV, localizada em Linhares. É uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica Brasileira. Além de outras inúmeras ações sociais, culturais e ambientais.

DESENVOLVIMENTO

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. É uma empresa Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira em Minas Gerais.

Hoje, a Vale é uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro operando em outros quatorzes estados brasileiros e presente em todos cinco continentes, ocupando um total de mais de 30 países.

A Vale possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios.

Tornou-se a maior empresa de mineração e é a segunda

maior do mundo. Além do minério de ferro é produtora de pelotas, níquel, cobre, fertilizantes, manganês e ferroligas.

A Vale produz tanto para estoque, quanto por pedido. E apesar de não ter um consumidor final, como as demais empresas, a Vale possui mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais que procuram informações desde projetos sociais, até sobre ações da empresa, trabalhos de sustentabilidade, dividendos. Hoje, a Vale se tornou umas das 50 empresas mais visitadas no LinkedIn, rede social para profissionais. 1

Atualmente, o minério de ferro movimenta 1,2 bilhões de toneladas por ano, volume que deve crescer para 1,5 bilhão de toneladas em 2020.

O processo produtivo começa com o estudo do subsolo em busca de novas minas. A partir daí, o caminho até o início da produção é longo e exige a união de diferentes áreas e profissionais.

Depois de constatar a viabilidade da exploração de um depósito mineral, o passo seguinte é o da identificação de uma reserva de minério. A avaliação dos recursos e reservas se dá por meio de pesquisas geológicas do depósito mineral, para conhecer seu tamanho. E, para transformar uma jazida em uma reserva de minério, é preciso avaliar a relação custo-benefício do depósito mineral, para aperfeiçoar ao máximo esse recurso.2

Uma mina nada mais é do que uma escavação realizada em uma determinada área, com o propósito de extrair minério. Ela

pode ser a céu aberto ou subterrâneo. O bom conhecimento da jazida é determinante para a elaboração da melhor rota de processo de tratamento de minérios e para o dimensionamento dos equipamentos de carga, transporte e auxiliares necessários para a extração do mineral.3

Criada a reserva, é a hora de planejar como o minério será extraído de acordo com as características peculiares de mina, no processo conhecido como explotação. É o chamado planejamento de lavra da mina. Ele consiste no projeto de evolução da vida útil daquela mina e define o método de lavra, considerando aspectos econômicos, geológicos e ambientais. Após passar por essas etapas, a mina se encontra pronta para sua fase principal: a operação.4

Carajás, no estado do Pará é considerada o maior complexo minerador a céu aberto do mundo, com produção anual de milhões de toneladas de minério de ferro. As quatro minas existem lá ocupam juntas 3% da área total, os outros 97% são áreas de preservação ambiental

.

Sobre a infraestrutura são usados dezenas de equipamentos no preparo das minas para as operações de lavra. Esta operação é orientada por um sistema de automação, que controla em tempo real, via satélite, cada etapa de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com