TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brasileira Vale S.a

Pesquisas Acadêmicas: A Brasileira Vale S.a. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 10

Com a missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, a Vale é uma mineradora global, com sede no Brasil. É líder na produção de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel.

A sede da Vale esta no localizada na estado do Rio de Janeiro. Porém, sua presença é global,

mais de 30 países. No Brasil, além do Rio de Janeiro a Vale está em mais quatorze estados.

A Vale possui presença nas áreas de Mineração, Logística, Siderurgia, e Energia. Como se não fosse o suficiente, a Vale ainda é a maior produtora de minério de ferro e pelotas e agora, com forte atuação na produção de níquel, cobre, fertilizantes, manganês e ferroligas.

A empresa hoje conta com sistema de logística integrado entre ferrovias, portos e terminais marítimos e navios.

Investe em usinas hidrelétricas, gás natural e biocombustíveis para garantir os recursos energéticos renováveis para a sua produção.

Forte no quesito meio ambiente a Vale possui a Reserva Natural da Vale – RNV, localizada em Linhares. É uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica Brasileira. Além de outras inúmeras ações sociais, culturais e ambientais.

DESENVOLVIMENTO

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. É uma empresa Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira em Minas Gerais.

Hoje, a Vale é uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro operando em outros quatorzes estados brasileiros e presente em todos cinco continentes, ocupando um total de mais de 30 países.

A Vale possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios.

Tornou-se a maior empresa de mineração e é a segunda

maior do mundo. Além do minério de ferro é produtora de pelotas, níquel, cobre, fertilizantes, manganês e ferroligas.

A Vale produz tanto para estoque, quanto por pedido. E apesar de não ter um consumidor final, como as demais empresas, a Vale possui mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais que procuram informações desde projetos sociais, até sobre ações da empresa, trabalhos de sustentabilidade, dividendos. Hoje, a Vale se tornou umas das 50 empresas mais visitadas no LinkedIn, rede social para profissionais. 1

Atualmente, o minério de ferro movimenta 1,2 bilhões de toneladas por ano, volume que deve crescer para 1,5 bilhão de toneladas em 2020.

O processo produtivo começa com o estudo do subsolo em busca de novas minas. A partir daí, o caminho até o início da produção é longo e exige a união de diferentes áreas e profissionais.

Depois de constatar a viabilidade da exploração de um depósito mineral, o passo seguinte é o da identificação de uma reserva de minério. A avaliação dos recursos e reservas se dá por meio de pesquisas geológicas do depósito mineral, para conhecer seu tamanho. E, para transformar uma jazida em uma reserva de minério, é preciso avaliar a relação custo-benefício do depósito mineral, para aperfeiçoar ao máximo esse recurso.2

Uma mina nada mais é do que uma escavação realizada em uma determinada área, com o propósito de extrair minério. Ela

pode ser a céu aberto ou subterrâneo. O bom conhecimento da jazida é determinante para a elaboração da melhor rota de processo de tratamento de minérios e para o dimensionamento dos equipamentos de carga, transporte e auxiliares necessários para a extração do mineral.3

Criada a reserva, é a hora de planejar como o minério será extraído de acordo com as características peculiares de mina, no processo conhecido como explotação. É o chamado planejamento de lavra da mina. Ele consiste no projeto de evolução da vida útil daquela mina e define o método de lavra, considerando aspectos econômicos, geológicos e ambientais. Após passar por essas etapas, a mina se encontra pronta para sua fase principal: a operação.4

Carajás, no estado do Pará é considerada o maior complexo minerador a céu aberto do mundo, com produção anual de milhões de toneladas de minério de ferro. As quatro minas existem lá ocupam juntas 3% da área total, os outros 97% são áreas de preservação ambiental

.

Sobre a infraestrutura são usados dezenas de equipamentos no preparo das minas para as operações de lavra. Esta operação é orientada por um sistema de automação, que controla em tempo real, via satélite, cada etapa de produção.

A extração do minério de ferro é feita diariamente pro uma perfuratriz, que retira toneladas de minério de ferro de bancadas de 15 metros de altura, elas carregam os caminhos

chamados fora de estrada. Partes deste minério são chamadas de estéril, que são dispostos em outras pilhas específicas.

O transporte deste minério é feito pelos caminhos fora de estrada vinte e quatro horas por dia. Cada caminhão possui uma capacidade de transportar entre 240 e 400 toneladas do minério de ferro.

Estes caminhões levam o minério para o setor de britagem. Lá os blocos de minério de ferro passam para o britador primário onde são reduzidos a partículas com menos de 20 milímetros. Esta é a primeira etapa de beneficiamento do minério.

Após a britagem o minério é posto em correias transportadoras que os levam até a usina de beneficiamento.

No setor de peneiramento, o minério é separado em três tamanhos diferentes. O granulado, que mede 0,6 e 5 cm que pode ser jogado diretamente nos altos fornos. O Sinter-feed tem até 0,6 cm. Pellet-feed que é o pó do minério de ferro, que passa pelo processo de aglomeração para ser transformado em pelotas.

Depois do processo de peneiramento, o minério segue para o processo de estocagem, passando pelas correias. É preciso quatro empilhadeiras e uma recuperadora para armazenar o minério em pilhas de 18 metros de altura e 50 metros de largura. E aqui termina o processo de beneficiamento do minério.

O processo de recuperação é o processo que o minério é

transportados até os silos e de lá são descarregados nos vagões de trem de carga da Vale.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com