TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do foguete de vinagre e bicarbonato de sódio

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.876 Visualizações

Página 1 de 4

       

      Construção do foguete de vinagre e bicarbonato de sódio

                                            10/09/2017

   

Introdução:

           

           Foguete caseiro, balões expressos, granada caseira: o que essas experiências tem em comum? Acertou, se você pensou em vinagre e bicarbonato de sódio, os dois estão sempre presentes nas experiências caseiras e nas feiras de ciências dos colégios, já que são produtos baratos, facilmente encontrados nos mercados e extremamente versáteis. É a Terceira Lei de Newton, a lei da Ação e Reação: "a toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e sentido contrário"  que explica o funcionamento do foguete. Ao juntar o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio ocorre uma reação quimica. Essa reação libera CO2 (gás carbônico) aumentando cada vez mais a pressão no interior da garrafa. A pressão aumenta tanto que a rolha escapa. Quando isso acontece, o vinagre é expulso (ação) e empurra (reação) a garrafa na mesma direção e sentido oposto. Nesse experimento, podemos observar uma transformação física que ocorre sem a formação de novas substâncias e a transformação química, com a formação de novas substâncias. Existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrência dessas transformações, nessa caso, é a liberação do gás carbônico que origina borbulhas.

Procedimento experimental:

Para o foguete e a base:

2 garrafas pet de 2 litros

Compasso

Fita adesiva

1 papel cartão

1 filtro de papel

1 Rolha

Linha de costurar

Para o combustível:

500 ml de vinagre

20 gramas de bicarnonato de sódio

Resultando em CH3COOH + NaHCO3→ CH3COONa+ CO2 + H2O 

Esse experimeto foi realizado no dia 09/09/2017 em Saquarema/RJ. É preciso fazer um círculo de 10 cm de raio no papel cartão com o compasso, depois corte da borda até o centro do circulo para formar um cone e encaixe na parte de baixo da garrafa e cole com fita adesiva. Para a construção das aletas: faça 2 retângulos de 12 por 8 e corte na diagonal, formando 4 triângulos. Dobre a base dos triângulos e cole no foguete com fita adesiva. Pegue a segunda garrafa pet e corte ao meio para ser a base do foguete. Para o combustível, corte uma faixa do filtro de papel e coloque 20 gramas de bicarbonato de sódio e enrole com a linha de costura, deixando sobrar 10 cm de linha e faça um pacotinho que passe pela boca da garrafa. Na hora do lançamento, faça em local aberto e londe de outras pessoas, coloque óculos e utilize um anteparo de proteção. Despeje 500 ml de vinagre no foguete, introduza o pacotinho de bicarbonato sem deixar que ela entre em contato com o vinagre, segure a linha e feche a garrafa com a rolha. Vire o foguete, coloque na base e espere.

Resultados:

Foram feitos dois lançamentos, obtendo os seguintes resultados: 

Na minha primeira tentativa: o experimento não deu certo, pois o pacotinho de bicarbonato estava muito amarrado, impedindo o contato do mesmo com o vinagre. Já na segunda tentativa: amarrei o pacotinho com menos força e fiz alguns furinhos no filtro de papel, possibilitando o contado do bicarbonato de sódio com o vinagre. Foi um sucesso, o foguete foi lançado. As duas partes mais complicadas é a colocação da rolha, pois não pode apertar e nem deixar muito frouxa e a amarração do pacotinho de bicarbonato de sódio, pelo mesmo motivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com