TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM UMA AMOSTRA DE VINAGRE

Artigos Científicos: DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM UMA AMOSTRA DE VINAGRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Solução é uma mistura homogênia de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme, cujo tamanho médio das moléculas é de 0 a 1 nm.

As soluções são dos tipos: Líquida, sólida e gasosa e são constituídas por soluto e solvente. Soluto é a substância dissolvida no solvente, está em menor quantidade na mistura, já o solvente é a substância que dissolve o soluto e está em maior quantidade na mistura.

O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças elétricas entre as moléculas do solvente com as unidades (íons: cátions e ânions, átomos, ou moléculas) do soluto que se encontram ligadas em posições definidas na estrutura reticular do sólido cristalino, ou o contrário, sólido amorfo. A dissolução obedece à lei: semelhante dissolve semelhante.

A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou a quantidade de solução.

Para preparar uma solução, primeiramente deve-se saber qual é a massa em gramas do soluto a ser pesado que no volume total de solução (VT), massa total da solução (mT) ou massa em kg de solvente dá concentração desejada. Isto vale para qualquer tipo de unidade usada para expressar a concentração.

A titulação consiste em determinar quantidades de substâncias desconhecidas por meio de medidas volumétricas, fazendo reagir com solução de concentração conhecida ou padrão para que seja descoberta a concentração da solução desconhecida. Para que o desconhecido possa ser determinado, é preciso ser possível reconhecer em que ponto a reação termina, e saber exatamente o volume da solução padrão que foi utilizado. Se conhecermos a concentração molar da solução padrão, sabemos que o volume dessa solução contém uma quantidade do reagente em questão igual ao produto da concentração pelo volume. Assim, pode-se determinar a concentração da amostra desconhecida. Várias reações, porém, não envolvem mudanças perceptíveis. Nesses casos, temos que adicionar um reagente auxiliar, ou indicador, que muda de cor no momento em que a reação termina.

Segundo HARRIS (2008), os principais requisitos para uma reação de titulação são que ela possua uma grande constante de equilíbrio e que ocorra rapidamente. Isto é, cada adição do titulante deve ser consumida rapidamente e completamente pelo analítico até que este acabe. As titulações mais comuns são baseadas em reações ácido-base, oxidação-redução, formação de complexo e precipitado.

Para que a titulação seja eficiente é necessário que o ponto de equivalência possa ser determinado, segundo BRADY o ponto de equivalência ocorre quando quantidades estequiométricas de ácido e base se combinam.

Teor de ácido acético no vinagre

O ácido acético é um ácido orgânico com a fórmula estrutural CH3COOH que é produzido pela fermentação (oxidação) do álcool etílico, por ação da bactéria Acetobacter aceti. É consumido na forma alimentícia como vinagre, que é uma solução diluída do ácido acético glacial. O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos. A quantidade indicada para consumo deve estar entre 4% e 6% de ácido acético no vinagre de acordo com a legislação brasileira.

Quando ingerido em excesso o ácido acético pode provocar irritação severa da mucosa da boca e do trato gastrintestinal, como vômito, vômito de sangue, diarreia, colapso circulatório, uremia e morte, além da erosão do esmalte dentário, bronquite e irritação ocular. Por esses motivos torna-se necessário a sua quantificação nos produtos que o possuem.

2. Objetivo

Utilizar a técnica de titulação para determinar o teor de ácido em amostras de vinagre.

3. Material e Métodos (Procedimentos)

3.1. Materiais e Reagentes:

Materiais Reagentes

Béquer Hidróxido de sódio (NaOH)

Balança analítica Água dsetilada (H2O)

Balão volumétrico de 250 mL Hidrogenoftalato de potássio (KHP)

Erlenmeyer de 250 mL Fenolftaleína (C20H14O4)

Bureta de 50 mL Vinagre

Pipeta volumétrico de 2 mL

Vidro de relógio

Bastão de vidro

Funil de vidro

Pisseta

Suporte universal

Garra para bureta

Espátula metálica

Pera de sucção

Agitador

Barra Magnética (Peixinho)

3.2. Experimental

A - Padronização da solução de NaOH

Procedimento

Calculou-se a massa do hidróxido de sódio (NaOH) e pesou-se (dentro de mais ou menos 0,1 g) em uma balança semianalítica, em seguida foi transferida para um béquer e dissolva em cerca de 50 mL de água destilada. A solução foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL, completando o volume com água destilada, agitando para homogeneizar a solução mantendo o recipiente fechado para impedir a reação do NaOH com o CO2 da atmosfera.

Calculou-se a massa do hidrogenoftalato de potássio (KHP) e pesou-se essa quantidade de massa em uma balança analítica, registrando o peso, em seguida foi transferida a amostra de KHP para o erlenmeyer de 250 mL e dissolvido em 50 a 100 mL de água destilada acrescentando duas gotas de fenolftaleína a 1%.

Foi lavada com aproximadamente 5 mL da solução de NaOH uma bureta de 50 mL, deixando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com