TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cristalização Sulfato de Cobre

Por:   •  4/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A finalidade do experimento será a formação de cristais grandes e organizados estruturalmente, utilizando o método de evaporação lenta que dependerá principalmente da temperatura e da pressão na qual será submetida a solução supersaturada. O Sulfato de Cobre é um solido cuja fórmula molecular é CuSo4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma penta-hidratada (CuSo4.5H2O), na qual é mais encontrado, ele é azul brilhante, devido á sua hidratação; caso contrário seria de tom cinzento ou esverdeado. Sua coloração azul é característica dos íons de Cobre de carga 2+ (na presença de água em sua estrutura cristalina).

Para que ocorra o processo de cristalização é necessário que haja uma solubilidade. A solubilidade em uma solução é a quantidade máxima que determinado soluto pode se dissolver em uma quantidade de determinado solvente; tornando se uma solução saturada, ou seja, sua concentração estabiliza-se no limite de solubilidade e lentamente vai se tornando uma solução homogênea.

         A cristalização consiste em dois principais processos, a nucleação e o crescimento dos cristais que é a etapa em que as moléculas do soluto se juntam para definir o tamanho do cristal, suas propriedades físicas e também sua dureza. Após a elaboração de uma solução supersaturada de Sulfato de Cobre, deposita-se a mesma em uma placa e, sob a pressão e temperatura adequadas, dentro de uma semana haverá cristais grandes e estruturalmente padronizados formados. Se a evaporação ocorrer de modo lento os constituintes dos cristais terá tempo de encontrar a melhor posição no arranjo cristalino, mas se ocorrer rapidamente não terá tempo de se organizar, tornando pequenos e defeituosos.

2 OBJETIVO

O experimento em questão tem como objetivo observar a formação de cristais através do sulfato de Cobre Penta hidratado; processo de cristalização a partir de uma solução supersaturada.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

- Bico de Bunsen, com tripé é tela de amianto;
- Becker de 250 ml;
- Termômetro de Mercúrio;
- Bastão de vidro;
- Espátula;
- Sulfato de Cobre Penta Hidratado (p. A.);
- Água destilada;
- Proveta de 100 mL;
- Placa de Petri;
- Etiqueta;
- Bandeja plástica;
- Balança analítica;

Procedimento:

1-Colocar 50 mL de água destilada, em um Béquer de 250 ML.

2-Aquecer a água sobre o bico de Bunsen (com tripé e tela de amianto).

3-Colocar o termômetro dentro da água. Quando a temperatura do termômetro atingir cerca de 70ºC, diminuir o aquecimento, a fim de manter constante a temperatura em 70ºC.

4-Adicionar aos poucos, 20 gramas de sulfato de cobre.

5-Misturar até obter uma solução homogênea.

6-Transferir para a placa de Petri, etiquetar e reservar sobre a bandeja de plástico.

7-Aguardar uma semana para que os cristais se formem.

9-Observar os cristais formados e fotografar.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

        

Ocorreram a formação de três cristais; um destes impedido de crescimento pela barreira física da placa de Petri.

[pic 1]

[pic 2]

        

Os cristais, após uma semana, apresentaram medições com três lados diferentes e todos os ângulos diferentes de 90°. Dessa forma, observa-se que o cristal teve o formato triclínico, devido ao arranjo cristalino das células unitárias; resultando em um retículo cristalino no tal formato.

Os três cristais formados tiveram as seguintes medidas:

1 – lado 1: 2,3cm; lado 2: 1,8 cm; lado 3 e 4 (em comum): 3,0cm. Espessura: 0,7 cm.

2 – lado 1: 2,4cm; lado 2: 1,9cm; lado 3 e 4 (em comum): 3,0cm. Espessura: 0,5 cm.

3 – lado 1: 1,5cm; lado 2: 2,0cm; lado 3 e 4 (em comum): 2cm. Espessura: 0,5 cm.

Vale lembrar que a nucleação, segundo a figura 1, também ocorreu nas laterais da placa de Petri; que também cresceu (etapa de crescimento), embora desfalcado, pela quantidade (neste local) desfalcada de soluto, ocorrendo um pequeno grau de supersaturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com