TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SÓLIDOS

Por:   •  30/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI[pic 1]

CAMPUS ALTO PARAOPEBA

DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SÓLIDOS

Relatório apresentado com parte das exigências da disciplina Química Analítica Experimental Aplicada à Bioprocessos sob responsabilidade da Prof. ª Ana Maria de Oliveira.

                                                                            Esther Souza de Freitas 164250052

                                                                    Juan Morell de Sousa Vivas 154500021

                                                                      Matheus Henrique N. Amaral 144200048

 Viviane Souza Aarão 164550011

Ouro Branco – MG

Setembro/2017

RESUMO

Grande parte das substâncias sólidas encontradas na natureza possui água em sua estrutura. Essa água pode estar quimicamente ligada a ela na forma de contaminante proveniente da atmosfera ou da solução em que a substância se formou. Em todos os casos, a água participa da composição da amostra. A determinação do teor de umidade em sólidos tem várias importâncias industrias como na conservação de alimentos, no qual um teor elevado de água pode acelerar o processo de deterioração do produto, ou no ramo da construção civil, uma vez que a análise de umidade do solo é de suma importância para determinar a resistência desse solo, onde serão apoiadas estruturas de sustentação de edifícios. Para a quantificação do teor de água, a amostra é pesada e então submetida à ação do calor para a eliminação da água por evaporação. Após submetida ao calor por um tempo determinado de acordo com a amostra, a mesma é novamente pesada e a massa de água presente nela se dá pela diferença entre as massas pesadas antes e após a secagem. A eliminação por dessecação ocorre a diferentes temperaturas, ou seja, quanto maior for a energia envolvida na ligação ou atração que mantém a água retida á substância, maior a temperatura necessária para o rompimento dessa interação. Este experimento objetivou a determinação do teor de água de uma amostra de cloreto de bário pentahidratado. Para isso, secou-se um pesa filtro em estufa e pesou-se nele ------- de cloreto de bário pentahidratado. Em seguida, levou-se o pesa filtro com a amostra à estufa para evaporação durante uma hora. Passado esse tempo, retirou-se a amostra da estufa e aguardou-se seu resfriamento no dessecador para sua posterior pesagem. Pesou-se a amostra e observou-se a massa apontada. Repetiu-se esse procedimento até os valores de massa com variação máxima de 0,2 mg entre si obtendo um teor de água de -------, observando que método gravimétrico é considerado preciso devido ao baixo erro associado comparado ao valor teórico.

1.RESULTADOS E DISCUSSÕES         

A determinação do teor de água dos sólidos foi feita através do método de análise gravimétrica de volatilização. A análise gravimétrica é um tipo de técnica laboratorial usada para determinar a massa ou concentração de uma substância, medindo alterações na massa. A Gravimetria de volatilização envolve a separação de componentes da mistura ao aquecer ou decompor quimicamente a amostra (BACCAN, ). O calor ou a decomposição química separam quaisquer compostos voláteis, resultando em uma mudança na massa, que pode ser medida. No caso da água será o método indireto, uma vez que, ela se volatilizou do meio em que estava. Quando aquecido, o composto tornando-se acinzentado, uma vez que sua coloração é azul por causa da água presente em seu meio. Colocou-se aproximadamente 1g de CuSO4.5H2O no pesa-filtro e logo obteve-se na primeira pesagem o resultado de 55,7007g (± 0,0001). Após essa pesagem, o pesa-filtro fora levado para em estufa, por 1 hora, a 105-110 Celsius.  

Tabela 1 - Tabela de medidas das massas.

Pesa filtro(g)

Amostra(g)

Conjunto(g)

54,6996

1,0011

55,7007

Para a determinação de umidade, depois da preparação do pesa filtro, foi realizado sua pesagem para encontrar seu peso exato. Ao adicionar a amostra, foi feita uma segunda pesagem, e levado para a secagem. Após a segunda transferências estufa/dessecador/balança o conjunto apresentou-se com uma variação de massa, sendo necessário a repetição das transferências até a massa apresentar-se constante. A Tabela 2 mostra as massas do pesa-filtro juntamente com a amostra após quatro pesagens.

        

Tabela 2 - Tabela da massa do conjunto após duas transferências.

Pesagem

Massa conjunto(g)

1

55,7007

2

3

4

5

55,4186

55,4167

55,4150

55,4150

A Tabela 3 a seguir mostra os cálculos da quantidade de amostra desidratada e a quantidade de água evaporada de acordo com as Equações 1 e 2 abaixo:

                           Mamostra desidratada = Mconjunto final – Mcadinho de porcelana           Equação 1

                                    Mágua evaporada = Mamostra – Mamostra desidratada             Equação 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com