TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DE ÍON PERMANGANATO

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

032022 – FELIPE PADOVANI

0311192 – LARISSA LIMA DA SILVA

030865 – NATHALIA CAROLINE SILVA

031388 – THAIS FAVARO 

ENGENHARIA QUÍMICA

DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DE ÍON PERMANGANATO

Laboratório de Análise Instrumental

São Bernardo do Campo

2016[pic 2]

OBJETIVO

Determinar através do uso de um espectrofotômetro a concentração desconhecida de uma solução de Permanganato de Potássio, após criação de uma curva de calibração que permita esta leitura, em um comprimento de onda previamente determinado pelo método experimental.

 

INTRODUÇÃO

A fotometria é o ramo da óptica que se preocupa em medir a luz, em termos de como seu brilho é percebido pelo olho humano.

A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto.

Todas as substâncias podem absorver energia radiante, a água, por exemplo, absorve fortemente na região do infravermelho. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.

Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida, chamamos isto de Absorbância, a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção ou Transmitância de certos comprimentos de ondas, a luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.

MATERIAIS

- Solução Padrão de Permanganato de Potássio

- Soluções diluídas de Permanganato de Potássio

- Balão volumétrico de 100mL

- Pipeta de 25mL

- Béquer de 150 mL

- Água Destilada

- Espectrofotômetro Quimis Visível Digital Q898DPT

- Cubeta de quartzo

MÉTODOS

Preparação das soluções diluídas

Utilizar de uma solução padrão de Permanganato de Potássio, e confeccionar 5 padrões de concentrações iguais a 10, 15, 20, 25 e 30 mol/L, a partir da adição destes respectivos valores em mL da solução padrão, em um balão de 100mL, previamente identificado, e completa-los com água destilada.

Identificação do comprimento de onda

Realizar a leitura da cubeta de quartzo com água destilada e atribuir a esta leitura no espectrofotômetro 100% de transmitância.

Realizar a leitura de uma amostra de 20 mol/L de KMnO4 nos comprimentos de onda de 480 a 540 nm no intervalo de 10 nm.

Selecionar o comprimento a ser utilizado para a leitura do íon MnO4-, como sendo o maior valor dentre as leituras realizadas, ou seja, o ponto de máximo na construção do Gráfico Absorbância x Comprimento de Onda (nm).

Construção da curva de calibração

Realizar a leitura das absorbâncias, no comprimento de onda determinado na etapa anterior, para as amostras de 10, 15, 20, 25 e 30 mol/L. Construir o gráfico que relacione Absorbância lida com a respectiva concentração em mol/L.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Antes de cada amostra lida no espectrofotômetro, é preciso ler uma “amostra em branco”, basicamente constituída pela cubeta de quartzo e água destilada. Esta por sua vez registra seu valor de absorbância para serem descontadas nas demais leituras.

Para isso, realizou-se a leitura de absorbância para uma cubeta de quartzo contendo somente água destilada, e conferimos ao espectrofotômetro 100% de transmitância na leitura desta amostra. Ou seja, para esta amostra, consideramos que a luz transmitida pelo feixe de luz é máxima, não sendo necessário descontar o “valor do branco” em todas as leituras.

Portanto, admitimos neste relatório que todos os valores de absorbância lidos, já estão com a leitura do branco, referente a cubeta e água destilada, descontados.

Para identificação do comprimento de onda a ser utilizado nas leituras referentes ao íon MnO4-, fez-se uso do padrão de 20 mol/L de KMnO4. O mesmo foi lido nos comprimentos de onda de 480 a 540 nm no intervalo de 10 nm, conforme descritos na Tabela 1 e expressos no Gráfico 1.

Tabela 1: Resultados das absorbâncias fixadas em uma solução de 20 mol/L de KMnO4 em relação aos comprimentos de ondas.

Comprimento de Onda (λ) (nm)

Absorbância (A) da solução de 20 mol/L de KMnO4

480

0,202

490

0,257

500

0,324

510

0,375

520

0,433

530

0,424

540

0,278

Gráfico 1: Resultados das absorbâncias fixadas em uma solução de 20 mol/L de KMnO4 em relação aos comprimentos de ondas

[pic 3][pic 4][pic 5]

O critério para seleção do comprimento de onda a ser utilizado é que ele seja o ponto de máximo lido no Gráfico 1, ou seja onde em suas proximidades, quando existir uma leve variação do comprimento de onda, a absorbância sofrerá, uma incidência de erro o menor possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com