TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação Do Formol

Por:   •  22/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE- UNIBAVE

FARMÁCIA

Alessandra Onofre

Alexandra Luz

Gabriele May

Nathalia Mendes

Raini Dutra

Rodrigo Gazola

Ulysses Niehues

DETERMINAÇÃO DO FORMOL

ORLEANS

2017

INTRODUÇÃO

   Cosméticos são preparações de uso externo constituídas por substâncias naturais ou sintéticas utilizadas em diversas partes do corpo humano (Chorilli et al, 2006).

   Dentro desta classe, os alisantes são produtos que alisam, relaxam, amaciam ou reduzem o volume dos cabelos de maneira mais ou menos duradoura, podendo se apresentar com denominações variadas: amaciantes, relaxantes e desfrisantes.

Esses produtos podem ser formados por três principais componentes: agente alcalino, fase oleosa e fase aquosa. Quanto aos agentes alcalinos, os mais utilizados são o hidróxido de sódio, lítio, potássio ou hidróxido de guanidina. No mercado, também, são comercializados alisantes não alcalinos, compostos por tioglicolato de amônia e formulados como cremes mais viscosos ao invés de loções, para conferir peso e ajudar a fixar o liso no cabelo.

   O formaldeído, comercializado em solução aquosa a 37% (p/p), é um líquido incolor com odor forte e irritante. A presença deste agente cancerígeno em cremes cosméticos resulta em graves riscos à saúde tais como irritação, queimaduras na pele, ferimentos nas vias respiratórias e danos irreversíveis aos olhos e cabelos provocados pela inalação e contato com o produto. Seu uso foi permitido em concentração ≤ 0,2% (p/p) como conservante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA; Brasil, 2001) até junho de 2014, e a substância era adicionada a produtos cosméticos utilizados em escovas progressivas com a finalidade de alisar os cabelos. Diante dos riscos verificados com a utilização da substância, objetivou-se determinar qualitativa e quantitativamente, a incidência deste aldeído em produtos para alisamento capilar, a fim de estimar a concentração que os profissionais e usuários estão expostos, para garantir sua segurança.

 

   

    OBJETIVOS

Determinar a concentração de formol em amostras de cosméticos conforme metodologia proposta pela AOAC International e validada por Scarabelot e Michels (2008).

Demostrar reações orgânicas.    

MATERIAIS E REAGENTES

  • 1 mL de formol
  • 50 mL hidróxido de sódio  a 1,0 mol/ L
  • Ácido sulfúrico a 0,5 mol/ L ou ácido clorídrico 1,0 mol/L.
  • 50 mL peróxido de hidrogênio a 3%,
  • 1 mL azul de bromotimol
  • Balança
  • 1 béquer 100mL
  • 1 balão de fundo chato 250 mL
  • 1 pipeta graduada 10 mL
  • 1 funil
  • 3 manta elétrica
  • 1 bureta 50 mL
  • 1 suporte universal
  • 1 garra

Primeiramente com uma pipeta, foi recolhido mais ou menos 3 gramas de formol, em um becker e novamente com a pipeta foi retirado 50 ml de peróxido de sódio juntamente no becker com o formol. Em seguida foi colocado 50 ml de NaOH em um balão de fundo chato, e adicionado a mistura do formol e peróxido de sódio, que foi aquecida por 5 minutos sendo agitada ocasionalmente, e depois de aquecida a solução ficou a temperatura ambiente para esfriar. Após esfriar , 25 ml dessa solução foi transferida para um erlenmeyer com a ajuda de uma pipeta, e foi adicionado 5 gotas de azul de bromotimol a essa solução. Com o uso do suporte universal e a bureta, foi se adicionando ácido clorídrico na solução com o objetivo de sua cor mudar.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

  (1° procedimento)

Ao adicionar 2,2ml de ácido clorídrico, a solução de bromotimol azul atingiu uma tonalidade amarela.

(2° procedimento)

Ao adicionar 2,2ml de ácido clorídrico, a solução de bromotimol azul atingiu a cor amarela, como anteriormente.

(3° procedimento)

Foi necessário adicionar 2,4ml de ácido clorídrico para que a solução de bromotimol azul atingisse a tonalidade amarela.

 Ao adicionar o  Ácido Clorídrico (HCl) na solução de bromotimol azul, o meio adquiriu coloração amarela, indicando que o meio é ácido. Pois , o indicador ácido-base Azul-de-Bromotimol é amarelo em soluções ácidas. Quando o indicador azul de bromotimol entra em contato com um meio ácido, segundo o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio é deslocado no sentido de formação do ácido fraco, ficando com a cor A. Por outro lado, se o indicador entrar em contato com um meio básico, os íons OH- da solução básica irão reagir com os íons H3O+ do indicador. Desse modo, o equilíbrio será deslocado no sentido de repor os íons H3O+, ou seja, para a direita, que é também o sentido de formação da base conjugada, e o sistema adquire a cor B. 

Segundo a teoria iônica dos indicadores, os mesmos são bases ou ácidos fracos cuja cor das moléculas não-dissociadas difere da cor dos respectivos íons. Portanto, o indicador na forma ácida não dissociada (HIn) ou básica (InOH) teria uma cor diversa daquela que teriam seus íons no equilíbrio. O sistema de funcionamento dos indicadores é o seguinte: geralmente eles são um ácido fraco ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresenta coloração diferente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (184.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com