TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de Erros

Por:   •  29/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”[pic 1]

INSTITUTO DE QUÍMICA

CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA
Profª. Drª Cristiane  Batistela

TÍTULO

Grupo:

Mês/Ano


1 – RESUMO

- Descrição dos objetivos do trabalho, os resultados e a conclusão. Deve ser apresentado como um parágrafo único.

2 – INTRODUÇÃO

2.1 Grandezas

De acordo com o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais da Metrologia (VIM), uma grande pode ser descrita como propriedade de um corpo ou de uma substância que pode ser quantificada sob configuração de referência e de um número. Portanto grandezas são utilizadas para quantificar algum objeto, como por exemplo, quando afirmamos que alguém pesa 20 Quilogramas, a grandeza empregada é a massa, sendo o “quilograma” a unidade de medida adotada como o padrão.

No cotidiano, é presente a comparação entre resultados e valores de experimentos conduzidos em locais diferentes. Por isso é adotado um sistema padrão de medidas chamado Sistema Internacional (SI), onde para que não ocorra problemas com análises de medidas de experimentos e fenômenos em diversos locais do Mundo.

Tabela 1: Grandezas de base do SI

[pic 2]

Fonte: (Laboratório de Física I, 2017, pág. 4)

Conforme o (SI), cada grandeza possui uma referência, onde é adotado uma unidade medida. Que possui conceitos que são sempre atualizados.

Tabela 2 Grandezas, unidades SI e suas definições.

Fonte: (Laboratório de Física I, 2017, pág. 5)[pic 3]

2.2 Algarismos Significativos

Para demonstrar uma grandeza de forma exata é necessário que o conjunto de dados seja interpretado de maneira concisa. Uma forma pertinente é indicar a precisão de um número através dos algarismos significativos.

Para estabelecer a medição de algarismos significativos, seus dígitos devem ser contados pelo primeiro dígito (diferente de zero) à esquerda. Os zeros à esquerda e aqueles que são colocados para posicionar a vírgula não devem ser considerados.

No caso de operações com algarismos significativos existem regras para as equações para que a medida seja expressa de forma com que não exista diferença de precisão nos cálculos.

Regra para adição e subtração: o número de dígitos à direita da vírgula no resultado calculado deve ser o mesmo do número com menos dígitos dos números somados ou subtraídos.

Regra para a multiplicação e divisão: o número de algarismos significativos no resultado calculado deve ser o mesmo que o menor número de algarismos significativos dos números envolvidos na operação.

Regra para operações com logaritmo: o número de dígitos após a vírgula decimal no logaritmo de um número é igual ao número de algarismos significativos do próprio número (número em que a operação logarítmica está sendo utilizado). (Laboratório de Física I, 2017, pág. 9 e 10)

2.3 Arredondamento

Com a necessidade de quantificar as grandezas físicas de maneira precisa em experimentos pela utilização dos algarismos significativos é de suma importância entender que durante o tratamento de dados qualquer valor, por menor, que seja pode alterar significativamente o resultado da operação a qual foi submetida, para que isso seja evitado deve-se utilizar um conjunto de regras da ABNT/NRB 5891/1977 a qual regula essas modificações no valor. Das regras utilizadas neste relatório:

a. Se o dígito a ser eliminado é maior que 5, o dígito precedente é aumentado de uma unidade (Ex. 5,56 é arredondado para 5,6). b. Se o dígito a ser eliminado é menor que 5, o dígito precedente é mantido (Ex. 3,34 é arredondado para 3,3). c. Se o número final for 5, normalmente se deixa par o último dígito do algarismo arredondado. Neste caso, 5,65 é arredondado para 5,6 e 5,75 é arredondado para 5,8. Entretanto, essa abordagem é arbitrária. (Laboratório de Física I, 2017, pág. 10)

2.4 Propagação de incertezas

De acordo com Young e Freedman (2008), as medidas sempre envolvem incertezas. E isto ocorre por conta da metodologia ou instrumentação aplicada, para que se possa obter maior confiabilidade nos resultados de uma medição é necessário estar ciente da incerteza por trás do método.

A incerteza é classificada mediante a forma a qual é calculada, podendo ser uma incerteza através da estatística, com a repetição de um procedimento assim como diversas análises da mesma grandeza, utilizando então a média e desvio padrão para a obtenção do valor da incerteza, outra classificação vem por meio da menor unidade de medição do instrumento utilizado no procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (719 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com