TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação do Teor de Hidróxido de Magnésio no Leite de Magnésio

Por:   •  18/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Determinação do Teor de Hidróxido de Magnésio no Leite de Magnésio

INTEGRANTES DO GRUPO: Witismar Martins Cândido Vieira

Michelly Cardoso dos Santos

CURSO: Licenciatura em Química PROFESSOR (A): Simone Machado Goulart DISCIPLINA: Química Analítica Quantitativa

ITUMBIARA-GO

2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        2
  2. OBJETIVOS        3
  3. MATERIAL E MÉTODOS        4
  4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        5
  5. CONCLUSÕES        6
  6. REFERÊNCIAS        7
  1. INTRODUÇÃO

O hidróxido de magnésio (Mg(OH)₂) é um composto em pó produzido em larga escala a partir da água do mar, através da adição de leite de cal (hidróxido de cálcio). Em temperatura ambiente, apresenta-se como um sólido branco. Quando disperso em água, em uma concentração de cerca de 7% m/m, forma uma suspensão com aspecto leitoso conhecido popularmente como leite de magnésia, que possui efeito laxante e é utilizado para problemas de prisão de ventre, além de também ser utilizado como antiácido. Esse efeito ocorre devido às suas propriedades alcalinas que neutralizam o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico, produzindo cloreto de magnésio (MgCl2) e água.(FERREIRA, [s.d.])

A titulação direta de uma alíquota da amostra de leite de magnésio é difícil de ser realizada para a identificação do teor de hidróxido de magnésio, o que torna necessária a utilização da análise volumétrica de neutralização indireta. Essa análise é feita por meio da adição de um volume excessivo da solução padrão de ácido clorídrico (HCl) para garantir que a reação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente. Como o hidróxido de magnésio é pouco solúvel em água, determinar o ponto de equivalência pode ser complicado, já que suas partículas podem aderir às paredes do erlenmeyer e ficar fora do contato do titulante. Além disso, a solução de hidróxido de magnésio é opaca, dificultando a percepção de mudança de cor no final da titulação.

Para contornar esse problema, a titulação indireta é realizada. Nesse procedimento, o excesso de ácido clorídrico adicionado proporciona uma concentração suficiente para dissolver e neutralizar todas as partículas suspensas de hidróxido de magnésio e resultar em uma solução transparente. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução padrão básica de hidróxido de sódio (NaOH). Esse procedimento permite que a quantidade de excesso adicionado seja determinada, e é denominado titulação indireta, também conhecida como titulação de retorno, contra titulação ou retrotitulação. Esse tipo de análise é indicado, pois mesmo que o Mg(OH)2 não seja solúvel em água, é possível escolher um reagente de titulação no qual ele seja solúvel.(FERREIRA et al., [s.d.])

O ponto de equivalência, também conhecido como ponto estequiométrico, pode ser detectado através de indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico, dependendo do pH do meio.

  1. OBJETIVOS

Utilizar a técnica de titulação de retorno para determinar de forma precisa e quantitativa o teor de hidróxido de magnésio presente no leite de magnésia, aplicando conceitos da química analítica quantitativa e realizando cálculos precisos para obtenção de resultados confiáveis.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

Experimento:

  1. O leite de magnésia foi agitado vigorosamente no frasco para garantir a homogeneidade da amostra. Em seguida, foi pesada uma massa de 1,0 g de leite de magnésia com uma balança analítica de precisão, e esta massa foi anotada. A pesagem foi realizada em um erlenmeyer de 125 mL limpo e seco, que foi identificado com um rótulo contendo a data e a descrição da amostra.
  2. Com o auxílio de uma pipeta graduada de 50 mL, mediu-se exatamente 50 mL da solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1 mol/L padronizado e adicionou-se ao erlenmeyer que contém o leite de magnésia. Adicionou-se também 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína 1% para indicar o ponto final da titulação. A amostra foi agitada para permitir a completa dissolução do leite de magnésia.
  3. Após a adição da solução de HCl e da solução alcoólica de fenolftaleína, realizou-se a titulação de retorno com a solução de NaOH 0,1 mol/L até a viragem, indicando o ponto de equivalência, que foi alcançado no volume de 24,3 mL.
  4. Repetiu-se o experimento mais duas vezes para garantir a precisão dos resultados obtidos.
  5. Realizou-se a padronização das soluções de HCl e NaOH, seguindo as normas de segurança e as técnicas de volumetria e gravimetria descritas na literatura.
  6. Todos os materiais utilizados foram previamente limpos e secos para evitar a contaminação das amostras e a interferência nos resultados.
  7. Os cálculos foram realizados de acordo com as equações e fórmulas estabelecidas na teoria da química analítica quantitativa, considerando a estequiometria da reação e os volumes das soluções utilizadas.
  8. Por fim, o teor de hidróxido de magnésio no leite de magnésia foi determinado a partir dos resultados obtidos nas titulações, expressando-se em porcentagem (% m/m) ou em gramas por litro (g/L), de acordo com as normas e convenções da química analítica.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O experimento foi realizado com o objetivo de determinar o teor de hidróxido de magnésio da solução de leite de magnésio usando a técnica de titulação indireta ou titulação reversa.

A partir dos cálculos feitos com os dados obtidos na titulação, foi possível determinar que a solução de leite de magnésia utilizada continha 5,5 % de hidróxido de magnésio (em massa).

Os resultados obtidos estão de acordo com os valores esperados para o produto que normalmente contém entre 5 % e 6 % de hidróxido de magnésio A acurácia dos resultados pode ser avaliada pelo desvio padrão, que foi calculado em 0,08 %.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (217.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com