TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO NO LEITE DE MAGNÉSIA

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  1.386 Visualizações

Página 1 de 6

        Universidade Federal de Uberlândia[pic 1][pic 2]

Instituto de Química

Curso de Graduação em Química Industrial

Dayane Karine Inácio - 11711QID044

Gabrielly Machado dos Santos - 11711QID031

Júllia Roberta de Souza - 11711QID037

Luana Da Silva Oliveira - 11711QID026

Monalysa Carolina Pereira Ribeiro - 11711QID013

PRÁTICA 5: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO NO LEITE DE MAGNÉSIA

Uberlândia

2018

Sumário

1 – INTRODUÇÃO        3

2 - OBJETIVO        4

3 - PARTE EXPERIMENTAL        4

3.1 - Materiais e Reagentes Utilizados        4

3.2 - Procedimento Experimental        4

4 - RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

5 – CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


1 – INTRODUÇÃO

O leite de Magnésia, cuja fórmula química é uma suspensão branca, com odor e sabor característico em que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cada 100 g deve conter não menos que 7,0 g e não mais que 8,5 de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) (ANVISA, 2006). O leite de Magnésio utilizado na realização do experimento foi da marca phillips onde a sua embalagem está representada na figura 1.

[pic 3]

Figura 1: Leite de Magnésia da marca “Phillips” utilizado no experimento.

Atualmente o leite de Magnésia é amplamente utilizado na indústria farmacológica por possuir diversas aplicações, tais como para o alívio da prisão de ventre, porque possui efeito laxativo explicado pela reação com o ácido clorídrico (HCl) do suco gástrico, que produz água e cloreto de magnésio (MgCl2) e este é capaz de absorver umidade, o que lubrifica as paredes do intestino e intensifica os movimentos peristálticos, eliminando a constipação intestinal (Ferreira, A.P et al, 2017).

Outra aplicação farmacológica é como antiácido, isso se deve ao fato que o leite de Magnésia é uma substância alcalina que neutraliza a hiperacidez estomacal e diminui a sensação de queimação. Também pode ser utilizado como desodorante para os pés e axilas porque alcaliniza a pele impedindo a proliferação de bactérias (Ferreira, A.P et al, 2017).

Desta forma, é de suma importância o controle de qualidade para garantir que o produto esteja dentro dos parâmetros legais e assegurar a qualidade e eficácia dos produtos para o consumo da população. O método utilizado para a determinação de hidróxido de magnésio e a titulação ácido-base, entretanto, é feito por meio de titulação indireta que consiste em adicionar um excesso conhecido de solução padrão ao analito e depois determinar a parte deste excesso que não reagiu com uma outra solução padrão. Este método é usado quando a amostra é pouco solúvel em água (BACCAN et al, 2001)

2 - OBJETIVO

O objetivo do experimento é determinar o teor de Mg(OH)2 no leite de magnésia comercial, por meio de titulação.

3 - PARTE EXPERIMENTAL

3.1 - Materiais e Reagentes Utilizados

  • Béqueres de 50,00 ml.
  • Bureta de 50,00 ml.
  • Erlenmeyer de 125,00 ml.
  • Garras.
  • Leite Magnésia.
  • Papel toalha.
  • Pêra.
  • Pipeta volumétrica de 50,00 ml.
  • Solução alcoólica de fenolftaleína (1%).
  • Solução de ácido clorídrico 0,100 mol L-1 (HCl) padronizada.
  • Solução de hidróxido de sódio 0,100 mol L-1 (NaOH) padronizada.
  • Suporte universal com haste.

3.2 - Procedimento Experimental

Antes de iniciar a preparação todas as vidrarias que iriam ser utilizadas foram higienizadas corretamente, e a bureta foi testada para verificar se havia algum vazamento e ambientada com a solução de NaOH.

Pesou-se cerca de 1,0 g de leite magnésia diretamente em um Erlenmeyer de 125,00 ml. Transferiu-se cerca de 70,00 ml de solução de HCl (0,0884 mol L-1) padronizada para um béquer de 100,00 ml; com o auxílio de uma pêra e de uma pipeta, pipetou-se 50,00 ml da solução de HCl e acrescentou-se ao Erlenmeyer contendo o leite magnésia.

 Em seguida adicionou-se 2 gotas de indicador fenolftaleína e titulou-se com solução de NaOH (0,09704 mol L-1) até obter a viragem. Anotou-se o volume gasto para neutralizar todo o ácido presente. O experimento foi realizado em triplicata, visando minimizar os erros.

4 - RESULTADOS E DISCUSSÃO

O experimento foi realizado em triplicata para a obtenção da %(m/v) de Mg(OH)2 no Leite de Magnésia diluído com solução de HCl (0,09704 mol L-1), por meio de titulação com solução de NaOH (0,09704 mol L-1). Os volumes utilizados de NaOH até a neutralização estão descritos na Tabela 1.

As equações químicas resultantes do experimento são:

[pic 4]

[pic 5]

A partir do volume gasto de HCl para diluir o Mg(OH)2 e da sua concentração, pode-se calcular o numero de mols de HCl utilizados na diluição do Mg(OH)2 (representado por n1), por meio de regra de três:

[pic 6]

                                                             [pic 7]

A partir do volume de NaOH utilizado e da sua concentração molar, pode-se calcular o numero de mols de HCl remanescentes na solução (representado por n2). Como o procedimento foi realizado em triplicata, obteve-se três resultados, que estão descritos na Tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (271.6 Kb)   docx (588.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com