TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Renovável

Por:   •  26/11/2017  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Energia de biomassa no Brasil

A energia de biomassa é um setor que vem ganhando espaço em nosso como fonte alternativa de energia natural renovável. Isso se deve a crise no setor energético tradicional como por exemplo “apagões”, a crise do petróleo na década de 1970 também tem favorecido a adesão essa modalidade energética.  

        Há milhares de anos o ser humano já usava a biomassa como fonte de energia, isso deu a descoberta do fogo como fonte de calor e luz. Foi pela queima de madeira e, posteriormente olhos vegetais e animais, favorecendo o desenvolvimento de novas tecnologias, das quais podemos citar a cerâmica e a siderurgia. No período da Revolução Industrial, inicialmente a energia necessária para o funcionamento das máquinas provinham da queima de lenha.

        A biomassa resulta do processo de fotossíntese realizado pelas plantas que por meio do uso da energia solar e gás carbônico, tendo assim capaz de gerar novas substâncias. Na geração de energia, a biomassa passa por um processo de combustão de material orgânico existente em um ecossistema. A partir da produção de biomassa podemos obter combustíveis como biodiesel, bioetanol, biogás e entre outros.

        Em nosso país, segundo o relatório de Balanços Energético Nacional nos anos de 2008 e 2009 a queima de lenha e de vegetal correspondia a 11,6 % do total de energia produzida. Contando que existem grandes plantações aqui destinadas justamente a produção de biocombustíveis.

        Para incentivar o uso de fontes alternativas e diminuir a poluição ambiental e tendo também como objetivo proteger a indústria de açúcar e também evitar depender do petróleo importado, o governo brasileiro criou o Proálcool (Programa Nacional do Álcool).  Daí temos o álcool etílico é um combustível bastante usado em carros.

         O bioetanol é um biocombustível que pode ser obtido a partir de plantas como óleo de dendê, mamona, soja, algodão, babaçu, amendoim, palma e até mesmo sebo bovino, suíno e de aves. Contudo no Brasil o bioetanol está baseado unicamente na cana de açúcar.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu duas tecnologias para produção de biodiesel as quais são transesterificação metílica e o craqueamento.

Alguns estudos desenvolvidos no Brasil como o da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (SP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelam que o processamento de lixo orgânico um aproveitamento percentual muito grande na indústria petroquímica.

A energia de biomassa sem dúvidas é um importante setor energético no cenário nacional, mesmo correspondendo ainda a uma pequena porcentagem se comparada ao petróleo por exemplo, tem a vantagem de ser menos danoso ao meio ambiente de forma que ocorre um grande aproveitamento de resíduos orgânicos. É um potencial mercado para o futuro carecendo de incentivo do governamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com