TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia e a Química .

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade de Brasília – FUP

EDTQ

Profª: Sumara

Aluno: Murilo Sérgio Ramos       mat.: 12/0162521

 

Assunto: A energia e a Química

Citação Bibliográfica:

 Renato José de Oliveira, licenciado em química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas - RJ, doutor em ciências humanas: educação pela PUC-RJ, é professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Joana Mara Santos, licenciada em química pela UERJ, doutora em ciências químicas pelo Instituto de Química da UFRJ, é professora do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora de físico-química da

Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro.

Situação Problema: Este artigo apresenta conceitos científicos de interesse direto dos químicos de forma crítica e atualizada, seu objetivo é focalizar a utilização do conceito de energia na química, especialmente no que se refere aos processos de troca de calor. O mesmo contribui para analisarmos como, lidamos acriticamente com as definições da ciência.

Metodologia: Foi feito experimentações por pesquisadores do século XVII, em seguida outros pesquisadores foram fazendo seus próprios estudos e experiências e obtendo novos resultados, foram feitos planos de investigações empíricas a modelos explicativos racionais.

Francis Bacon (1561-1626), reuniu elementos que pudessem explicar a natureza e melhor colocar o calor a serviço da humanidade.

Bacon propôs que fossem listados todos os fenômenos em que ele estivesse presente e também aqueles em que estivesse ausente. Passando assim à elaboração de uma terceira lista com o objetivo de distinguir os graus de manifestação mais ou menos intensas.

Posteriormente foi elaborado o primeiro princípio da termodinâmica que foi comprovado através do experimento da lamparina.

Principais Resultados: Bacon concluiu que examinando o comportamento

de diferentes materiais, tornava-se possível compará-los (terceira tábua) e concluir que o tijolo, a pedra e o ferro, depois de aquecidos ao rubro, conservavam calor por muito tempo.

Esse principio diz que o sistema armazena a energia depois o transfere como forma de trabalho. Depois de observar a lamparina conclui-se que na verdade, o que é convertido em calor (energia térmica) e em trabalho mecânico não é a energia química armazenada no óleo e sim o saldo energético do processo de queima. O que mais contribui para a produção de energia é a quebra e à formação de ligações químicas intra e intermoleculares, o processo de quebra de ligações é endotérmico enquanto o de formação é exotérmico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com