TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Mecatrônica                                      Laboratório de Química Básica

Por:   •  1/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 12

            CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

                                           DE MINAS GERAIS

                                                 CEFET-MG

                                          Engenharia Mecatrônica

                                     Laboratório de Química Básica

                                              EXPERIMENTO 4

                                    MEDIDAS DE DENSIDADE:

                    EM BUSCA DE UM MODELO MATEMÁTICO

Realizado em: 11/03/2019

Entregue em: 25/04/2019

Turma: primeiro período/ T2 

Grupo: 02

Observações

Nota do grupo

Nome:

Nome:  

Nome:

Professora Responsável:

                                              Divinópolis - MG

                                                   Abril/2019

                                                SUMÁRIO

RESUMO....................................................................................................................... 3

OBJETIVOS ................................................................................................................. 4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................ 4

MEDOTOLOGIA EXPERIMENTAL.......................................................................... 6

RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS .................................................................. 6

PÓS-LABORATÓRIO .................................................................................................. 9

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO....................................................................................10

ANEXO A ................................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS............................................................................................................12

                                              RESUMO

Este relatório tem o objetivo apresentar os dados realizados no experimento realizado na aula de Laboratório de Química Básica. Além disso, a respectiva pratica propõe-se em obter um padrão matemático que relacione a densidade de uma solução de Cloreto de Sódio (NaCl) e, posteriormente, inserir os alunos  em técnicas importantes no meio cientifico, como compreender a construção de gráficos, tanto manuscritos, quanto em softwares. Assim sendo, os alunos receberam as vidrarias necessárias em suas equivalentes bancadas e foram instruídos a dar inicio ao procedimento acima. Destarte, primeiramente foram pesados os balões volumétricos (100ml) vazios - com tapa - e anotado o peso relativo de cada um. Em seguida, foi pesado 6 gramas de NaCl (soluto) com assistência de um béquer, no qual foi dissolvido no mesmo com um pequena quantidade de água destilada (solvente). Em seguida, a solução foi transferida para o um dos balões, no qual o volume foi completado adicionando mais solvente, e, por fim, foi mensurada a massa da solução final. Além disso, todo processo descrito anteriormente foi utilizado também para 12 e 18 gramas de Cloreto de Sódio, e, ambos foram feitos em duplicata. Após a realização do experimento, foram realizados os cálculos da concentração exata, densidade, juntamente com a propagação dos erros absolutos de cada uma delas. E com os possíveis dados obtidos foram plotados dois gráficos, um em papel milimetrado e outro em um programa especifico para a criação do mesmo (antes da construção de ambos foi feito o calculo dos coeficientes linear e angular da reta, utilizando as formulas de apoio).

OBS: a proposta inicial era para fazer o experimento em triplicata, porém com o termino do soluto (NaCl) e com a falta da terceira vidraria para alguns grupos foi aconselhado a fazer somente em duplicata, e também tivemos que pegar dados de outros grupos para completar o relatório.

Palavras-chaves: Densidade, erro absoluto, cloreto de sódio, soluções,  construção de gráficos, calculo.

OBJETIVOS

        O principal objetivo do experimento realizado foi determinar a relação entre a concentração e a densidade de uma solução através da obtenção de dados em diferentes medições, sendo estas de massa e volume.

        Além disso, outro objetivo foi ensinar os discentes a construir gráficos tanto manuscritos quanto por meio de softwares.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Quando é feita uma mistura de duas espécies químicas diferentes, pode ocorrer a dispersão, sob forma de pequenas partículas, de uma espécie na outra. Havendo disseminação, obtém-se um sistema que recebe o nome de dispersão. Na dispersão, a espécie química disseminada na forma de pequenas partículas é chamada de disperso, enquanto a outra espécie é chamada de dispersante ou dispergente.

        A solução é a dispersão em que as partículas do disperso apresentam um diâmetro médio de até 10 Å (ångström). Nas soluções, o disperso recebe o nome de soluto e o dispersante, solvente. Exemplo: mistura de cloreto de sódio (NaCl) e água.

        Para indicar a quantidade de massa de soluto contida no volume da solução é utilizada a concentração (C). A fórmula que define essa propriedade física das soluções é:

[pic 1]

Onde:

C = concentração

m = massa do soluto

V = volume da solução

        Outra propriedade física, que também será utilizada no experimento, é a densidade (ρ). A densidade de uma solução é o resultado da divisão da sua massa pelo volume da solução, assim como mostra a expressão abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (351.3 Kb)   docx (594.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com