TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura molecular do paracetamol

Por:   •  29/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  1.967 Visualizações

Página 1 de 8

ALUNAS: Dhandara Lucymilla Conceição da Silva

                 Samara Jullen Feitosa Luna

ENGENHARIA QUÍMICA – 2017.1

QUIMICA ANALÍTICA QUALITATIVA – ANDREA FERNANDES

1. ANALITO

O analito que foi analisado no artigo foi o paracetamol.

O paracetamol (acetoaminofenol, N-acetil-p-aminofenol, 4-acetoamidofenol), também conhecido como PRC e sua formula molecular é o C8H9NO2 (figura 1), é um fármaco com propriedades analgésicas e antipiréticas.

Faz parte da composição de uma série de medicamentos usados contra a constipação comum e gripe. Faz parte da composição de uma série de medicamentos usados contra a constipação comum e sintomas de gripe. As doses recomendadas são bastante seguras, não afeta a mucosa gástrica, não altera a coagulação sanguínea e não causa nefropatias. Também, difere dos analgésicos opioides, porque não provoca euforia nem altera o estado de humor do doente, não causa problemas de dependênciatolerância e síndrome de abstinência.

[pic 1]

Figura 1. Estrutura molecular do paracetamol.

 

A reação do p-aminofenol com anidrido acético produz a acetilização do primeiro, obtendo-se como produtos da reação o paracetamol e o ácido acético.

[pic 2]

Figura 2. Reação de formação do paracetamol.

O paracetamol tem um índice terapêutico muito ajustado. Isto significa que a dose normal é próxima da dose em que se considera haver sobredosagem, tornando-o um fármaco relativamente perigoso. Uma única dose de paracetamol de dez gramas ou doses continuadas de cinco gramas/dia em um não consumidor de bebida alcoólica com boa saúde, ou quatro gramas/dia num consumidor habitual de álcool, pode causar danos significativos no fígado. Sem um tratamento adequado, no momento oportuno, a sobredosagem de paracetamol pode originar uma falência hepática seguida de morte em poucos dias. Em virtude da fácil aquisição, sem receita médica, o paracetamol é utilizado em muitas tentativas de suicídio.

O paracetamol é metabolizado em compostos inativos por combinação com sulfato e glicuronídeo, sendo uma pequena parte metabolizada pelo sistema de enzimas citocromo P450. Os citocromos oxidam o paracetamol para produzir uma substância intermediária muito reativa, a imina N-acetil-p-benzoquinona (NAPQI). Em condições normais a NAPQI é neutralizada pela acção do glutatião que pode reagir livremente com as membranas celulares.  Assim, sendo o NAPQI um composto eletrofílico altamente reativo, vai-se ligar ao grupo cisteína das proteínas formando adutos, causando danos irreversíveis e morte de muitos hepatócitos, levando a necrose hepática aguda.

[pic 3]

Figura 3. Estrutura molecular da substância tóxica NAPQI, produzida durante a via metabólica do citocromo P450.

A Farmacopeia Brasileira (FB) é o código oficial do Brasil, que estabelece os principais padrões a serem adotados, no que se refere às análises físico-químicas. Em sua V edição estabeleceu que o medicamento paracetamol em compridos, deve obter em sua composição no mínimo 95,0% e no máximo 105,0% de princípio ativo. A identificação é feita a partir de testes, os quais em conjunto formulam as etapas para uma boa qualidade do fármaco.

A FDA (Food and Drug Administration), nos EUA, equivalente à ANVISA, no Brasil: anunciou "em 13/01/2011 que obrigará as indústrias farmacêuticas a produzirem produtos que contenham paracetamol com um limite máximo de 325 mg (miligramas) por comprimido, cápsula ou outro tipo de unidade da dose. A FDA acredita que limitar a quantidade de paracetamol por unidade prescrita pode reduzir o risco de lesão grave ao fígado por dosagem excessiva de paracetamol, um evento adverso que pode levar à falência do fígado, transplante de fígado e morte." Por essa razão, a determinação desse analito é de extrema importância, visto que pode causar danos à vida humana se apresentar altos índices de princípio ativo que se mostra inadequado ao limite estabelecido em sua composição.

2. MÉTODOS

2.1. Reações envolvidas

Foi realizada a detecção da luminescência promovida pela reação entre o paracetamol, hipoclorito de sódio (NaClO) e luminol (C8H7N3O2). O luminol reage com o excesso de hipoclorito, que não foi consumido pelo paracetamol, obtendo-se assim o sinal da luminescência. A diferença entre os sinais do branco (hipoclorito e luminol) e da reação entre hipoclorito, paracetamol e luminol (supressão da luminescência) é determinada, sendo esta proporcional à concentração de paracetamol na amostra ou na solução de referência que foi o paracetamol de 1,5 x 10-5 mol L-1.

[pic 4]

Figura 4. (a) Reação quimiluminescente entre o luminol e o hipoclorito de sódio e (b) reação entre hipoclorito e paracetamol, onde há diminuição da magnitude do sinal analítico.        

2.2. Condições Experimentais

Os parâmetros experimentais podem ser classificados em dois grupos: os parâmetros fixos ou independentes e as que são variáveis. Os parâmetros fixos são aqueles cujo valor não muda ou não se espera que apresente grandes variações, por exemplo, o tempo pré-estabelecido para processar-se a reação. Por sua vez os parâmetros variáveis são aqueles que possuem uma faixa de trabalho, onde as variáveis podem esta situada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (277.1 Kb)   docx (135 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com