TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquematize e explique a estrutura molecular da membrana plasmática

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 15

1) Esquematize e explique a estrutura molecular da membrana plasmática

R: A membrana plasmática é responsável por toda substância que entra e que si da célula, ela que delimita o meio intracelular e tem como sua principal função de permeabilidade seletiva. Na sua estrutura molecular tem fosfolipídios, colesterol, proteínas periféricas, proteínas integrais e carboidratos (glicoproteínas e glicolipídios),e cada molécula tem uma função especifica, como:

Proteína Integral: São proteínas que atravessam completamente a bicamada, já tem outras que penetram parcialmente e nem toda proteína integral vai ser proteína transmembrana.

Proteína periférica: Não penetra a bicamada e essas proteínas apresentam uma ligação “frouxa” por meio de interações eletrostática.

Colesterol: É uma molécula rídica que mantem a estrutura da membrana e contraes a flexibilidade da membrana.

Carboidratos: Estão ligados a superfície externa, e podem esta ligados à proteínas (glicoproteínas) e nos lipídeos (glicolipídios).

Desenho. Anexo 1

2) Explique as funções das proteínas de membrana, as quais são conhecidas como “máquinas moleculares”

R: As proteínas de membrana servem como Reconhecimento de substancias, tanto para filtrar quanto para se comunicar com outra célula, além de auxiliar na adesão e atividade reguladora. Alem disso existem as chamadas Proteinas Carreadoras, nas quais respondem pela formação de canais hidrofílicos.

3) Conceitue glicocálice e explique sua importância nas membranas celulares.

R: O glicocálice está presente na célula animal, ficam na parte externa da membrana e ele pode ser formada por glicoproteína ou glicolipídios e a principal função da glicocálice é reconhecer células, aderência entre as células e o glicocálice também tem função imunológica, eles determinam os marcadores sanguíneos.

Transporte transmembrana

1) Explique os termos abaixo:

1. Endocitose: E a entrada de partículas , e esse transporte e dividido em fagocitose e pinocitose, e tem o objetivo trazer para o interior da célula substancias por meio da invaginação da membrana.

2. Fagocitose: a fagocitose é um tipo de endocitose que invagina partículas sólidas, e para realizar esse processo, a célula emite os pseudópodes, que são os “pés falsos” para envolver e englobar as partículas, e essas partículas são organelas celulares que não tem mais utilidade para a célula, células morta ou pode ser sistema de defesa do corpo humano que vai realizar o processo de fagocitose da partícula para dentro da célula por meio de vesícula e dentro da célula a partícula vai ser degradada e vai ser jogada para fora da célula.

3. Pinocitose: a pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba partículas líquidas por invaginação da membrana e essas substâncias são digeridas por enzimas dos lisossomos.

4. Exocitose: a exocitose consiste na eliminação de substancias que está presente no interior da célula, e essas células são eliminadas por meio de vesículas que englobam a substancias no interior do citoplasma e vai para a membrana celular fundindo-se liberando a substancia para fora da célula.

5. Transporte passivo: o transporte passivo não tem gasto de energia e está a favor do gradiente de concentração, ou seja, o transporte ocorre do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, e esse transporte pode acontecer por meio de difusão simples, difusão facilitada ou por osmose

6. Difusão simples: a passagem de soluto acontece por meio da bicamada fosfolipídica e alguns solutos passam por proteína canal sem o gasto de ATP, além disso, possui um sítio ativo para fazer ligações específicas com moléculas

7. Difusão facilitada; : a passagem de soluto acontece por meio de proteínas de membrana, esse tipo de difusão tem dois tipos de proteínas: canal e permeasse, em que a canal tem uma livre passagem de moléculas, ela não altera a sua forma para captação de moléculas. Já a permeasse ao transportar a molécula ela vai alterar sua conformação.

8. Transporte ativo: a passagem do soluto vai do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, ou seja, tem o gasto de energia. O transporte ativo é dividido em dois tipos: transporte ativo primário e transporte ativo secundário. O transporte ativo primário é quando a molécula gasta a própria energia da célula para atravessar a membrana. Transporte ativo secundário é quando a molécula vai precisar de outra molécula para atravessar a membrana e ele pode ser co-transporte ou contratransplante.

9. Proteínas :

A. Uniporte: transporta uma substância em uma direção, essa proteína pode fazer transporte passivo da difusão facilitada ou do transporte passivo de difusão facilitada ou do transporte ativo primário.

B. Simporte: transporta duas substâncias diferentes na mesma direção, é co-transporte.

C. Antiporte: transporta duas substâncias diferentes em direções opostas. É co-tratransporte.

2) Construa uma tabela com os tipos de transportes transmembrana existentes e identifique as substâncias específicas para cada um deles.

Transporte passivo

Difusão simples: Transporta gases como: CO2, O2, NO, CH4; vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K), esteróides, glicerol, ácidos graxos, entre outras moléculas enquadradas nesse sistema.

Difusão facilitada: Transporta a maioria dos solutos como aminoácidos e glicose, pode fazer o transporte de íons.

Osmose: Acontece o transporte de solvente ( água) através de uma membrana semipermeável, do meio hipotônico para o meio hipertônico.

Transporte ativo:

Acontece o transporte de moléculas de açucares simples(pode acontecer no transporte ativos secundário), aminoácidos, íons como Na+e K+ (a bomba de sódio potássio que acontece no transporte ativo primário).

Transporte em bloco

Endocitose

Pinocitose: Engloba partículas liquidas como colesterol e proteínas lipossolúveis. Podem engloba substâncias líquidas ou macromoléculas dissolvidas em água.

Fagocitose: Engloba partículas sólidas e essas partículas podem ser organelas celulares que não tem mais utilidade para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com