TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FICHA DE EMERGÊNCIA

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FICHA DE EMERGÊNCIA

1. GERADOR

 Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Endereço: Rua Botucatu, 740, 5º andar, Vila Clementino, São Paulo. CEP: 04023062.

2. NOME APROPRIADO PARA O EMBARQUE

PENTÓXIDO DE FÓSFORO

3. INFORMAÇÕES DO RESÍDUO

Nº. Risco: 80

Nº. ONU: 1807

Classe ou subclasse de risco: 8

Descrição da Classe ou Subclasse: CORROSIVO

Grupo de Embalagem: II

4. TELEFONE: (11) 55764185 / 55764345/ 55796840

5. ASPECTO: Sólido branco, inodoro. Reações violentas com água, peróxido de hidrogênio, ácido perclórico e metais alcalino-terrosos. Incompatibilidades químicas com produtos das classes/subclasses: 2.3: Apenas para os produtos da subclasse 2.3 que apresentem toxicidade por inalação LC50<1000 ppm. 4.1, 4.2, 4.3, 5.1 e 5.2: Totalmente incompatível. 6.1: Apenas para os produtos da subclasse 6.1 do grupo de embalagem I. 8: Não transportar produtos que possam criar relações de incompatibilidade química dentro de uma mesma classe ou subclasse de produtos perigosos, como, por exemplo, a incompatibilidade entre ácidos e bases. Em caso de incompatibilidades, previstas nas alíneas a) e b) de 4.4 (da ABNT NBR 14.619), informar ao transportador por escrito, podendo ser por meio da ficha de emergência, rótulo de segurança, ficha de segurança (FISPQ) e/ou qualquer outro. Cianetos ou misturas de cianetos não devem ser transportados com ácidos.

6. EPI DE USO EXCLUSIVO DA EQUIPE DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA: Luvas e botas de borracha de nitrilo, avental de algodão com mangas compridas e fechamento em velcro, óculos de segurança com proteção lateral e máscara de filtro P1. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

7. RISCOS

7.1. FOGO: Pode entrar em combustão a altas temperaturas. Não deve entrar em contato com água. Em caso de incêndio, podem ser formados fumos perigosos.

7.2. SAÚDE: Ingestão: Pode causar queimaduras severas na boca e na garganta, assim como perfuração do esôfago e do estômago. Inalação: Lesão nas vias respiratórias. Contato com a pele: Provoca queimaduras graves. Contato com os olhos: Causa danos oculares graves. Perigo de cegueira.

7.3. MEIO AMBIENTE: Dependendo da concentração, os fosfatos podem contribuir para a eutroficação dos aqüíferos.

8. EM CASO DE ACIDENTE

8.1. VAZAMENTO: Usar EPI. Evitar o contato com a substância. Evitar a inalação de pós. Assegurar ventilação adequada. Evacuar a área de perigo, observar os procedimentos de emergência e consultar um especialista. Não despejar resíduos no esgoto. Cobrir ralos. Recolher, emendar e bombear vazamentos. Observar as possíveis restrições do material. Absorver em estado seco. Proceder a eliminação dos resíduos. Limpeza posterior. Acondicionamento em recipiente apropriado, para posterior descarte segundo a legislação vigente. Limpar a área com solução de bicarbonato de sódio.

8.2. FOGO: Não ficar na zona de perigo sem proteção respiratória autônoma apropriada. De forma a evitar contato com a pele, mantenha distância de segurança e use EPI adequado. Meios adequados de extinção: Dióxido de carbono (CO2), pó seco. Agentes de extinção inadequados: Água, espuma

8.3. POLUIÇÃO: Produto: Propor a entrega de soluções excedentes e não recicláveis a uma empresa idônea de tratamento de resíduos. Embalagens contaminadas: Eliminar como produto

8.4. ENVOLVIMENTO DE PESSOAS: Em todos os casos, consultar um médico. Inalação: Exposição ao ar fresco. Contato com a pele: Tirar imediatamente a roupa contaminada. Lavar abundantemente com água. Limpar com algodão embebido em polietilenoglicol 400. Contato com os olhos: Verificar se a vítima possui lentes. Caso positivo, retirá-las. Enxaguar os olhos abundantemente com água. Ingestão: Fazer vítima beber água, evitar vômito (risco de perfuração). Não tentar neutralizar o produto.

8.5. INFORMAÇÕES AO MÉDICO: Tratamento sintomático.

8.6. OBSERVAÇÕES: As instruções ao motorista em caso de emergência encontram-se descritas exclusivamente no Envelope para o Transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com