TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR

Por:   •  7/11/2017  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

REVISÃO PARA A PROVA – QUIMICA

Radioatividade pode ser definida como um fenômeno relacionado a alterações em certos núcleos atômicos, que emitem energia na forma de partículas ou ondas. Essa emissão é denominada radiação.

Os raios B – beta – possuem carga negativa; sendo assim, sua natureza de radiação é de 1 elétron.
        Os raios
a – alfa possuem carga positiva; com natureza de radiação de 2 prótons e 2 nêutrons.

Apesar das forças de repulsão a maior parte dos núcleos atômicos se mantem estáveis. Em alguns casos, a forca de repulsão que os prótons exercem uns sobre os outros supera a forca que os mantem unidos. Nesse caso, ocorre a radiação – ejeção dos fragmentos do núcleo – em um processo chamado decaimento.

RADIAÇÃO a – Alfa

        A emissão de partículas radioativas altera o núcleo de um átomo, transformando-o em um átomo de outro elemento químico. Ao emitir uma partícula A, seu número de massa e atômico, são alterados.  Quando um elemento é atingido por uma partícula a ele tende a diminuir em 4 unidades o número de massa e em 2 o seu número atômico.

RADIAÇÃO B – Beta

        A partícula B equivale a 1 elétron. Quando ocorre a emissão dessa partícula, o núcleo ganha 1 próton, transformando-se em outro elemento químico.

LEIS DA RADIOATIVIDADE

        Conhecendo as partículas a e B, é possível verificar que tipo de alteração ocorre no núcleo do átomo de um elemento químico radioativo com base no número e no tipo de partículas que são emitidas. Também é possível saber qual elemento será formado após o decaimento.

                            FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR

        Fissão nuclear espontânea: quando há oscilações naturais de núcleos de grandes quantidades de energia, fazendo com que eles se quebrem em dois núcleos de massa semelhante. A fissão nuclear induzida é feita a partir do bombardeamento de núcleos pesados. Para a maioria dos núcleos a fissão só ocorre se os nêutrons tiverem velocidade o suficiente para atingi-lo e quebra-lo com impacto. As usinas nucleares utilizam dessa fissão nuclear e a energia liberada por ela para gerar energia elétrica.

        Fusão nuclear é um processo que exige condições bastantes extremas para ocorrer; pois além do nível de energia ser alto, é necessária a presença de calor e pressão altos para que o núcleo dos átomos se fundam.

ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS

        Os isótoPos são elementos que apresentam mesmo número de Prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto os isótoNos possuem mesmo número de Nêutrons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com