TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fissao Nuclear

Casos: Fissao Nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Fissão Nuclear é a quebra de um núcleo atômico pesado e instável por meio do bombardeamento de partículas, especialmente os nêutrons moderados, originando 2 núcleos atômicos menores, liberação de 2 ou 3 nêutrons e uma quantidade colossal de energia.

Bombardeando átomos de urânio com nêutrons, em 1938, os químicos alemães Otto Hahn (1879-1968), Fritz Strassman (1902-1980) e Lise Meitner (1878-1968), detectaram, entre vários produtos obtidos, a presença do átomo de bário, que tem o seu número atômico um pouco maior que a metade do número atômico do urânio. Deste modo, concluiu-se que o urânio havia sido dividido, ou em outras palavras, fissionado, daí a origem do termo fissão nuclear.

O urânio-235 ao ser bombardeado por um nêutron forma os dois núcleos menores mostrados na figura abaixo, e libera três nêutrons.

Esse é apenas um exemplo, pois cerca de duzentos isótopos diferentes de 35 elementos químicos já foram identificados na fissão do urânio-235. Se conseguir atingir uma determinada massa deste elemento, que é denominada massa crítica, a reação ocorrerá em cadeia, ou seja, isto significa que a fissão ocorrerá sem controle, pois os nêutrons liberados colidirão com outros núcleos, causando suas fissões. É a chamadareação em cadeia, pois o “produto” é o “reagente” para outras reações.

Já se essa massa for pequena, não ocorrerá a reação em cadeia e é denominada subcrítica.

Esse princípio da reação em cadeia é resumidamente o que ocorre na bomba atômica. Os Estados Unidos conseguiram, em 1945, obter essa massa crítica do urânio e do plutônio, e o poder de destruição de uma fissão nuclear em cadeia foi visto quando se lançaram nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki as primeiras bombas atômicas.

A energia liberada é muito maior que a de reações químicas. Apenas sete quilogramas de urânio-235, que foi a massa usada nas bombas de Hiroshima e Nagasaki, equivaleram, em poder de destruição, a 20 mil toneladas de TNT (trinitrotolueno), matando, só em Hiroshima, 125 mil pessoas em poucas horas.

A fissão nuclear é hoje aproveitada para gerar energia para muitos países, incluindo o Brasil. Deste modo, surge uma controvérsia em torno do uso da radiação nuclear, ao mesmo tempo em que há riscos envolvidos como acidentes nucleares e o uso bélico, não se pode negar que também produz uma série de benefícios para a sociedade.

Assim, a sociedade como um todo deve aumentar seus conhecimentos sobre este assunto e manter-se informada, para desta forma se posicionar frente a essas questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com