TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação química

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ECS – Escola de Ciências da Saúde 

 

Aluno (a): Guanayra Tereza S M Leão

Curso: Farmácia

Matrícula: 167181125

Professor (a): Robson Dias

Turma: 2018.2

Disciplina: Fundamentação química

Data: 21/09/2018

 

 

ESTUDO DIRIGIDO

 

Material de apoio:

SOUZA, F. M.; ARICÓ, E. M. Mapa cronológico da evolução das definições ácido-base: um potencial material de apoio didático para contextualização histórica no ensino de química. Educación química,v. 28, 2017, p. 2-10.

 

 

Após leitura do material de apoio, responda às perguntas abaixo:

 

  1. Explique o conceito ácido–base de Bronsted-Lowry.

  Segundo Brönsted-Lowry, ácido é toda substância que doa prótons e a base é a que recebe prótons.

Sendo assim, considera-se como próton o íon hidrogênio. Isto é visto na reação a seguir, onde o ácido clorídrico doa um próton para a água, que atua, portanto, como base:

HCL + H2O → H3O+ + CL- 

Essa reação é reversível, sendo que o íon hidrônio (H3O+) pode doar um próton para o íon CL-. Desta forma, o íon hidrônio (H3O+) atua como ácido e o CL- como base.

H3O+ + CL-  → HCL + H2O.

  Neste caso, o cloreto de hidrogênio atua como um ácido de Brönsted e a água como uma base de Brönsted, pois, quando gasoso, o cloreto de hidrogênio permanece intacto, mas quando dissolvido em água, o átomo de hidrogênio forma uma ponte de hidrogênio com o átomo de oxigênio de uma molécula de água e, desta forma, um próton (H+) migra para a molécula de água, que atua como a base porque recebeu o próton.

2. Explique o conceito ácido–base de Lewis

  Já segundo a teoria de Lewis, o ácido recebe elétrons e a base doa. Todo ácido de Lewis é um ácido de Brönsted, e consequentemente toda base de Lewis é uma base de Brönsted. Isto ocorre porque um próton recebe elétrons, ou seja, um ácido de Lewis pode unir-se a um par solitário de elétrons em uma base de Lewis. Ou seja, o ácido de Lewis, é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons. Já a base de Lewis, é toda espécie capaz de doar um par de elétrons. Para Lewis, uma reação ácido-base consiste na formação de uma ligação covalente coordenada mais estável. Um exemplo dessa teoria é reação entre a amônia (NH3) e o fluoreto de boro(BF3):                                                                                                              [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com