TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTRUMENTAÇÃO QUIMICA

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL        

        CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: LICENCIATURA 7° PERIODO

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA 2

PROF. JOSÉ GONÇALVES TEIXEIRA JÚNIOR

NOME: PALOMA PAULA BARBOSA RODRIGUES

Atividade 1

No texto lido, as autoras falam que os alunos são agentes passivos durante as aulas. Um dos autores citados diz que as atividades experimentais são ineficientes, por causa de dois fatores: o primeiro “se refere ao tempo que os estudantes perdem determinando se o resultado obtido é o correto, em detrimento ao planejamento e organização dos experimentos”. Além disso, o autor critica a forma como os roteiros de laboratório estão organizados, pois desenvolvem “habilidades cognitivas de ordem baixa (aprendizagem mecânica, resolução de problemas algorítmicos)”. (STUART; MARCONDES, 2009, p. 53)

Nesse sentido, repense o seguinte trecho de um roteiro experimental, de acordo com as sugestões das autoras.

Adicione aproximadamente 30 ml de H2O em um béquer de 50 ml, contendo cerca de 100 mg de NaCl (que atua como eletrólito ou “carregador dos elétrons”) e algumas gotas do corante alimentício. O sistema será montado pelo Professor, prestem atenção no procedimento: os pregos serão a seguir conectados a uma fonte de corrente contínua (bateria de 9 v) por meio de fios de cobre comuns, utilizando garras do tipo jacaré. Os pregos não devem ser tocados para impedir a ocorrência de um curto-circuito. A partir desse momento, o anodo da célula começa a ser lentamente dissolvido por oxidação, enquanto é possível observar bolhas de hidrogênio sendo produzidas sobre o cátodo. O corante imediatamente começará a mudar de cor ao redor do cátodo e uma espécie de lama começará a se formar. Dentro de poucos minutos haverá lama suficiente para absorver a maior parte do corante e o experimento poderá ser encerrado. Anote detalhadamente o que você observou.

Objetivo: Provar aos alunos que á alternativas e tecnologias para o tratamento de águas residuais (descontaminação), por meio de um processo simples a Eletrofloculação e também têm como função alertar os alunos sobre os problemas ambientais como a contaminação na água.

Metodologia:

- Falar sobre os impactos ambientais que as indústrias trás para a sociedade.

- Perguntar aos alunos alguns exemplos de impactos presentes no cotidiano deles.

- Falar sobre os resíduos na água causados pelos impactos ambientais (tratamento de esgoto).

- Perguntar se eles conhecem ou já ouviu algum método de remoção destes resíduos e como é?

Atividade Experimental:

1. Adicione aproximadamente 30 mL de H2O em um béquer (ou um copo descartável): Adicione aproximadamente 30 mL de H2O em um béquer (ou um copo de vidro) de 50 mL, contendo cerca de 100 mg (1 colher de café) de sal de cozinha (NaCl) (que atua como eletrólito ou “carregador dos elétrons”) e algumas gotas de corante alimentício.

2. O sistema será montado pelo Professor, prestem atenção no procedimento: os pregos serão a seguir conectados a uma fonte de corrente contínua (bateria de 9 v) por meio de fios de cobre comuns, utilizando garras do tipo jacaré. Os pregos não devem ser tocados para impedir a ocorrência de um curto-circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com