TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obtenção do cloreto de terc-butila

Por:   •  28/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA - BURITIS

Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia - FACET

Curso Engenharias

OBTENÇÃO DO CLORETO DE TERC-BUTILA A PARTIR DO TERCBUTANOL

                                                                              Professor: Ramon Kleber da Rocha

Alunos:

Izabella César de Carvalho Santos – 11613176;

Marcela Eduarda Vieira Nicholls – 11410350;

Priscila Kelle Silva Cruz – 11412886;

Scarlet Moreira Rodrigues - 11513860;

Wesley Jerisson Dias da Silva – 11411475

Jeane Ingrid Martins - 11321308

Belo Horizonte

2017

RESUMO

Nesse presente experimento tem-se por objetivo a síntese do cloreto de Terc- Butila. Os reagentes  base para esse processo são o 2- metilpropan-2-ol, conhecido como álcool terc-butilico, juntamente com o Ácido Clorídrico. Após a reação principal, através da qual se obtém o Cloreto de Terc-Butila, fizemos uso de técnicas de purificação, onde usamos Bicarbonato de Sódio e Dicloreto de cálcio. Finalizando então com o calculo de rendimento do produto auxiliando em um melhor desempenho a partir dos reagentes utilizados.

Para extrairmos o produto foi realizada uma destilação simples recolhendo as frações entre a temperatura de 45º a 55º.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS        6

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

4. CONCLUSÕES        8

5. ANEXOS        9

Nos “Anexos” devem estar aqueles demais materiais pedidos na prática como exercícios, tabelas, gráficos ou ainda figuras que não foram inseridas no corpo do texto, porém, devidamente identificadas com número e nota de roda-pé.        9

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


1. INTRODUÇÃO

        Na indústria, é comum a utilização de reações específicas e monitoradas que convertem reagentes ou substratos para a obtenção de um produto de interesse. Nessa transformação de substancias ocorre a quebra de ligações interatômicas nos reagentes e, consequentemente, a formação de novas ligações, formando o produto desejado. 

  Sabendo disso, é importante reconhecer que alguns compostos, devido a sua facilidade de reagir, são mais utilizados que outros. Um exemplo disso é o Tercbutanol, utilizado nesse procedimento, que possui alto poder de combustão de suas ligações carbono-carbono e grande reatividade devido a presença do grupo funcional hidroxila, podendo então ser convertido em polímeros, produtos alimentícios e solventes. 

    A principal reação desse procedimento, trata-se da reação de um álcool com ácido clorídrico. O mecanismo dessa reação se dá através da protonação da hidroxila de um álcool terciário e da formação de um carbocátion (molécula de carbono instável em sua forma ionizada, com excesso de carga positiva) do qual se originará o Haleto de Alquila. 

        Após a sintetização em laboratório do Cloreto de Terc-Butila, é necessário que ocorram etapas de purificação do produto para que este possa ser então, comercializado.  

2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS

Materiais

funil de separação de 250mL

capela

suporte metálico

béquer

 erlenmeyer

balão de destilação

espátula

Reagentes

Tercbutanol

Acido clorídrico concentrado

Agua destilada

Bicarbonato de sódio

Cloreto de cálcio

Procedimento

Em um funil de separação de 250mL colocamos  10,0mL de tercbutanol (d = 0,78g/mL) e 33,0mL de ácido clorídrico concentrado (d = 1,19g/mL).

 Tampamos o funil adequadamente e seguramos de modo que a haste do equipamento esteja voltada para cima (conforme a figura 1).

 Dentro da capela ligada, abrimos delicadamente a torneira do filtro para exalar gases que aumentam a pressão do equipamento e, depois de fechar a torneira, agitamos suavemente o meio reacional com movimentos circulares.

Aliviamos a pressão outra vez e repetimos o procedimento em intervalos durante 10min. Não se esqueça de aliviar a pressão pois os reagente podem ser perdido pela tampa do equipamento.

 Depois de agitar, deixamos o sistema em repouso em um suporte metálico com um anel por mais algum tempo até que duas fases bem distintas sejam bem evidenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (112.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com