TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação de Sulfato Ferroso

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

  [pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Laboratório de Química Fundamental - Turma: S1QUI101-T02

Prof Eudes Loreçon

Data da prática: 05/06/2018

Ana Clara Manini Soutelo

Samara Ofni Pereira

PREPARAÇÃO DO SULFATO FERROSO

Belo Horizonte

 Junho, 2018

 

1. Resumo,

Nesse experimento foi realizado a síntese do sulfato ferroso (FeSO4),uma substância inorgânica simples, da classe dos sais. Utilizou-se para isso, técnicas de separação de misturas, como a filtração a vácuo.Além disso, introduziu-se os estudos a respeito de rendimento das reações.

 2. Introdução,

Substâncias inorgânicas podem ser definidas como a combinação de dois ou mais elementos. Seus principais representantes são a água, gás oxigênio e sais minerais. A água é a substância mais abundante nas células e é fundamental para vida. O gás oxigênio é fundamental para quase todas as células e os sais minerais fornecem elementos necessários a diversas funções.

É a partir dos sais minerais que são obtidos importantes elementos, como ferro, sódio, potássio, fósforo, cálcio e outros. Para obtenção de algumas substâncias, como por exemplo o sulfato ferroso, é realizado um processo de síntese, que consiste na formação de um composto através de outros mais simples. O principal objetivo da realização de uma síntese química, além de produzir é produzir novas substâncias, é o desenvolvimento de métodos mais econômicos e que possuam propriedades mais próximas possíveis, mais acentuadas do que as de forma natural.[1,2]

Nesse experimento é realizado a síntese de sulfato ferroso, e vale ressaltar a importância desse elemento para saúde.Esse composto, FeSO4 , é bastante utilizado pela indústria farmacêutica, ele é indicado para problemas de inapetência e anemias. Além disso, ele é um bom precursor para síntese de corantes e é empregado como pigmento de tintas. Também atua como catalisador em reações descontaminantes e é usado como floculante para o tratamento de água. [4]. Portanto, o objetivo deste experimento é obter por meio de um método simples o composto FeSO4.7H2O, através de técnicas de separação de misturas.

3. Parte Experimental,

3.1 Materiais,

Béquer, balança, proveta, pipeta graduada, kitassato, funil de filtração, papel de filtro, chapa de aquecimento,banho de gelo, placa de petri.

3.2 Reagentes,

H2SO4 , FeSO4 , Etanol.

3.3 Procedimentos,

Inicialmente, utilizou-se um béquer de 50mL e uma balança semi analítica, para pesar 2,51 g de sulfeto de ferro, após esse procedimento, com auxílio de uma proveta adicionou-se ao béquer 25 mL de H2SO4. Posteriormente, levou-se o béquer com sulfeto de ferro e ácido sulfúrico para capela, na qual utilizou-se uma chapa de aquecimento, durante aproximadamente 20 minutos. Durante o tempo de aquecimento, houve formação de bolhas e mudança de coloração da mistura, de preta para azul. Concomitantemente, preparou-se um esquema de filtração a vácuo, para isso, utilizou-se  um kitassato, uma mangueira, uma folha de borracha, um funil e um papel de filtro, o qual foi previamente pesado e uma esquema de banho de gelo. Após toda dissolução do sulfeto de ferro em ácido sulfúrico, filtrou-se a mistura, no esquema de filtração a vácuo e imediatamente após a filtração, adicionou-se um pouco de etanol ao kitassato, o qual foi levado para o banho de gelo. Então, depois de alguns minutos, observou-se a precipitação da mistura. Finalmente, filtrou-se novamente a mistura e a transferiu para uma placa de petri forrada com filtro de papel, a qual foi pesada na balança semi analítica. Então, pesou-se novamente a placa de petri, contendo a mistura.

 4. Resultados e Discussão,

  A Tabela 1 mostra os dados utilizados no experimento.

Fórmula

Massa de Ferro Utilizada

Volume de H2SO4 V

Massa H2SO4 Utilizada M

Densidade H2SO4 D

Massa no Final do Experimento

[pic 2]

2,51 g

25 mL

46 g

1,84 g/cm3

12,65 g

 Tabela 1.

 A Tabela 2 revela os cálculos do rendimento da reação.

Fórmula

Rendimento Real Rreal

Rendimento Teórico Rteórico

Rendimento R%

[pic 3]

12,65 g

6,08 g

208%

Tabela 2.

 A Tabela 3 mostra reações que auxiliam na caracterização do ferro.

Reagentes

Evidência de Reação

Solução de sulfato ferroso + NH4SCN

Alteração da coloração de incolor para vermelho sangue claro

Solução de sulfato ferroso + H2O2

Alteração da coloração de incolor para amarelo e liberação de bolhas

Solução de sulfato ferroso + NH4SCN + H2O2

Alteração da coloração de incolor para vermelho sangue

Tabela 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (587.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com