TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Propriedade Chamada de Miscibilidade

Por:   •  6/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução

A propriedade chamada de miscibilidade é quando duas ou mais substâncias se misturam em qualquer proporção e obtém-se uma solução homogênea (formação de apenas uma fase). Quando é obtida uma solução heterogênea (formação de duas fases), no momento da interação das substâncias tem a propriedade chamada de imiscibilidade. Esses termos são geralmente mais usuais para líquidos, entretanto podem ser usados também para gases e sólidos.

Em relação aos compostos orgânicos, a composição mássica da cadeia carbônica vai determinar a miscibilidade dos compostos com a água, ou seja, Quanto mais longa for a cadeia dos hidrocarbonetos, menor será a polaridade do hidrocarboneto e assim menor possibilidade de ser miscível em água. Os álcoois de cadeia carbônica curta, como o etanol e o propanol, são miscíveis com água, já os de cadeia longa, como o 1-nonanol, são imiscíveis. Os Aldeídos simples e cetonas também tendem a ser miscíveis em água, por poderem formar pontes de hidrogénio entre as moléculas de água e os pares de elétrons desemparelhados do átomo de oxigênio.

  1. Materiais e Reagentes

- Xileno            - Éter etílico                -Clorofórmio           - Acetato de etila

- Água              - Ácido Acético           - Acetona                - Álcool Etílico

- Hexano          - Etilenodiamina          - Pipeta                  - Tubo de Ensaio

  1. Procedimento

Adicionou-se em com o auxílio de uma pipeta 2mL de hexano, xileno, éter etílico, clorofórmio, acetato de etila, ácido acético, acetona, álcool etílico e etilenodiamina, em nove tubos de ensaio com 3mL água destilada respectivamente. Observou-se o fenômeno ocorrido na mistura das substâncias.

Adicionou-se em outro tubo de ensaio, 3mL de água e 3mL de hexano. E Observou-se o fenômeno ocorrido na mistura das substâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (946.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com