TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Propriedades Físicas – Solubilidade e Miscibilidade

Por:   •  3/10/2018  •  Ensaio  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÂO JOÂO DEL-REI[pic 1]

 CAMPUS ALTO PARAOPEBA

ENGENHARIA MECATRÔNICA

 

Determinação de Propriedades Físicas – Solubilidade e Miscibilidade

Bancada 3

 

 

Gabriel Augusto

Gabriel Sebastião

Leonardo Santos

Selton Vieira

Vinícius Alves

 

 

 

Minas Gerais

Ouro Branco, 4 de junho de 2018

  1. INTRODUÇÃO

Em muitas situações, temos misturas de substâncias, formando sistemas, que podem ser homogêneos ou heterogêneos, dependendo da interação existente entre estas substâncias, e fatores como pressão, temperatura e composição destes sistemas. A interação entre as substâncias, associada à temperatura, determina a solubilidade de uma substância em outra, que pode ser total ou apenas parcial.

Esta propriedade, a solubilidade, é utilizada também para separar misturas de substâncias parcialmente miscíveis, adicionando-se uma terceira substância que seja solúvel em apenas uma das substâncias do sistema, extraindo-a.

        A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura, é a interação entre um soluto e um solvente que determina quanto soluto pode se dissolver. Já a miscibilidade é a capacidade de uma mistura formar uma única fase, uma mistura homogênea, em certos intervalos de temperatura pressão e composição.

        Neste trabalho iremos, por meios de experimentos, observar com mais atenção as propriedades da solubilidade e miscibilidade, podendo identificar com mais precisão as propriedades de ambos.


  1. Metodologia Experimental

Para a realização deste experimento utilizamos os seguintes equipamentos: Tubos de ensaio e estante para tubos, conta gotas ou pipeta de Pasteur, tampas para tubos de ensaio, proveta de 50ml, béqueres, pipetas e espátula.

Os reagentes e solventes usados foram: água destilada, óleo, detergente, acetato de etila, etanol, gasolina.

Primeiramente na parte de solubilidade e polaridade, começamos colocando em 3 tubos de ensaio numerados de 1 a 3, uma ponta de espátula de NaCl, depois adicionamos a cada tubo, respectivamente, 5 ml de água (tubo 1), 5 ml de etanol (tubo 2), 5 ml de Clorofórmio (tubo 3), após isso agitamos os tubos e observamos a solubilidade a temperatura ambiente. Logo depois repetimos o procedimento todo para a sacarose.

No segundo experimento relacionado a miscibilidade realizamos vários procedimentos, primeiro em um tubo de ensaio misturamos 1 ml de água e 1 ml de etanol. No segundo misturamos 1 ml de água e 1 ml de óleo, após um tempo adicionamos 0,2 ml de detergente. No terceiro misturamos 1 ml de água e 1 ml de acetato de etila, após um tempo adicionamos 0,2 ml de detergente. No quarto misturamos 1 ml de etanol e 1 ml de óleo, após um tempo misturamos 0,2 ml de detergente. No quinto misturamos 1 ml de água e 1 ml de gasolina. E por fim no sexto misturamos 1 ml de etanol e 1 ml de gasolina.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

No primeiro experimento envolvendo solubilidade e polaridade com o NaCl obtivemos os seguintes resultados mostrados na tabela abaixo:

NaCl

Misturou

Não misturou

Tubo 1

Álcool

Tubo 2

Água

Tubo 3

Clorofórmio

Já para o caso da sacarose podemos verificar os resultados na tabela a seguir:

Sacarose

Misturou

Não misturou

Tubo 1

Água

Tubo 2

Álcool

Tubo 3

Clorofórmio

No segundo experimento voltado para miscibilidade obtivemos os seguintes resultados:

  1. Água e etanol: não se misturaram.
  2. Água e óleo: não se misturaram inicialmente, mas após a adição de detergente se misturaram e depois de um tempo continuaram misturados.
  3. Água e acetato de etila: não se misturaram inicialmente, após a adição de detergente eles se misturaram e depois de um tempo separaram novamente.
  4. Etanol e óleo: não se misturaram inicialmente, após da adição de detergente continuaram a não se misturar e depois de um tempo continuaram separados.
  5. Água e gasolina: não se misturaram.
  6. Etanol e gasolina: se misturaram.

A explicação para os resultados apresentados está diretamente ligada a polaridade dos elementos que se refere a separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupos funcionais formem dipolos elétricos. Moléculas polares interagem através de dipolos-dipolos ou ligações de hidrogênio. A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com