TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Propriedade das Substâncias

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  1.302 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL I

MARLÚCIA BARRETO

PROPRIEDADE DAS SUBSTÂNCIAS

                                         

                                               JONATAS BISPO DOS SANTOS

JEQUIÉ – BA

JUNHO/2016

1. INTRODUÇÃO

A matéria pode existir em três estados de agregação estáveis que varia conforme a temperatura e a pressão as quais se submete um corpo: o estado sólido, o estado líquido e o estado gasoso. Com base nas suas propriedades, a matéria pode ser classificada de várias formas. As propriedades podem ser gerais ou específicas. As propriedades gerais são as que estão em todos os tipos de materiais, como extensão, compressibilidade e elasticidade, entre outras. As propriedades específicas distinguem as substâncias.

É muito importante identificar essas propriedades, pois, por meio dessas propriedades conseguimos identificar as substâncias presentes. São exemplos de propriedades gerais massa específica (densidade), estrutura, dureza, capacidade calorífica, condutividade, hidrólise entre outras. As propriedades específicas são um reflexo de como as partículas que constituem a matéria interagem entre si. Dependendo de como são estas interações (ligações químicas inter e intramolecular) a matéria será constituída por substâncias iônicas, moleculares e metálicas ou por misturas destas.

As substâncias iônicas, são constituídas por íons positivos e negativos. Eles têm uma forte força de coesão e um ponto de ebulição elevado. São substâncias que quando sólidas são más condutoras de elétricas, mas quando fundidas, ou em solução aquosa são boas condutoras. São sólidas a temperatura ambiente, duras, quebradiças e que não se deformam. São quebradiças pois com aplicação de força, os íons se deslocam de suas posições de equilíbrio, aumentando então a repulsão entre íons com o mesmo tipo de carga, separando-se uns dos outros.

As substâncias moleculares são constituídas por moléculas. Elas têm uma força de coesão fraca e um ponto de ebulição baixo. São substâncias más condutoras elétricas quando sólido, quando solução aquosas se forem apolares também são más condutoras, porém, se forem polares e estiverem em solução aquosa se tornam boas condutoras. Quando em temperatura ambiente se encontram em estado gasoso, líquido ou no estado sólido.

As substâncias metálicas são constituídas por íons positivos e elétrons livres. Estes têm uma forte força de coesão e variáveis pontos de ebulição. São boas condutoras de eletricidade. Isto deve-se ao fato de nos metais existirem elétrons com grande mobilidade. A maior parte encontra-se sólida à temperatura ambiente. São maleáveis, dúcteis, duras e não quebradiças.

2. OBJETIVO

Relacionar o tipo de ligação química em algumas substâncias com as suas propriedades físicas.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS UTILIZADOS

- Giz

- Sal de cozinha

- Pedaços de madeira

- Açúcar

- Parafina

- Água

- Vidros de relógio

- Placas de Petri

- Tubos de ensaio

- Alumínio

- Cobre

- Limalhas de ferro

- Mercúrio

- Iodo

- Areia

- Grafite

- Clorofórmio

- Álcool etílico (C2H5OH)

3.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.2.1. Observe o estado de agregação dos seguintes materiais: giz, sal de cozinha, madeira, açúcar, parafina, água, alumínio, cobre, ferro e mercúrio.

3.2.2. Coloque, separadamente, um grama de: sal de cozinha, iodo, parafina, areia, e limalha de ferro em vidros de relógio. Teste a dureza de cada sólido, esfregando com a extremidade inferior de uma caneta de plástico, ou dispositivo similar.

3.2.3. Segure com a mão a ponta de um bastão de giz, leve ao bico de Bunsen e aqueça por 30 segundos. Observe a condutividade térmica do material. Repita o mesmo procedimento com os seguintes materiais: madeira, grafite e cobre.

3.2.4. Coloque, separadamente, cerca de um grama de: sal de cozinha, iodo, parafina, areia, e limalha de ferro em tubo de ensaio. Aqueça em bico de gás. Observe o que acontece. Não aqueça por mais de dois minutos.

3.2.5. Teste a solubilidade de sal de cozinha, iodo, parafina, areia e limalha de ferro em água. Posteriormente, teste com álcool e por último teste com clorofórmio.

3.2.6. Teste a condutividade elétrica de NaCl(s), NaCl(aq), açúcar(s), açúcar(aq), metal, plástico, madeira, borracha e vidro.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os materiais que foram utilizados no experimento estavam nos seguintes estado de agregação: o giz estava em estado sólido, o sal de cozinha em estado sólido de forma pulverizada/em pó, a madeira em estado sólido, o açúcar em estado sólido de forma pulverizada/em pó, a parafina em estado sólido, a água em estado líquido, o mercúrio em estado líquido, o alumínio, o cobre e o ferro estavam em estado sólido, o iodo em estado sólido, a areia em estado sólido de forma pulverizada/em pó.

Foi testado a resistência de alguns materiais e constatou-se que:

Tabela 1. Resistência dos materiais utilizados.

Materiais

Resistência*

Sal de cozinha

Pouco resistente

Iodo

Resistente, porém pulverizável

Parafina

Pouco resistente

Areia

Resistente

Limalha de ferro

Pouco resistente

Fonte: *Resistência observada no laboratório por meio da experiência.

Esta resistência, se dá por conta da agregação de cada material e de como está disperso as suas respectivas moléculas.  

Foi testado também a condutividade térmica de alguns materiais e observou-se que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com