TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Mineralogia

Por:   •  15/3/2021  •  Exam  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

1)

        [pic 1]

        O termo rocha é usado para descrever uma associação de minerais, que, por diferentes “motivos geológicos”, acabam ficando intimamente unidos.

        Existem 3 grupos principais de rochas, sendo eles magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.

        As rochas magmáticas ou ígneas, são rochas que se formam a partir do magma incandescente e são precursoras de todas os outros tipos de rochas conhecidas e possuem uma enorme resistência mecânica devido ao seu processo de formação.

        Um dos parâmetros para a formação da rocha ígnea, são as características do magma que as formam e do ambiente tectônico. O magma  pode ser classificado em três tipos: O magma basáltico, que tem sua temperatura por volta de 1000°C à 1200°C, baixo teor de voláteis e baixa viscosidade e o magma granítico, que tem a temperatura um pouco mais baixa na casa dos 700°C à 800°C e grande teor de voláteis e ainda temos o magma andesítico, mas o basáltico e o granítico, são os principais.

        

        A viscosidade do magma é um ponto fundamental para o entendimento das rochas magmáticas, que podem aumentar ou diminuir por conta de diversos fatores, como o a redução da temperatura, que diminui as interações intermoleculares o que dificulta o escoamento, a diminuição de compostos voláteis, pois quanto menor a presença de compostos voláteis menor a pressão exercida na capacidade de arraste, e por ultimo, outro ponto importante quando se trata das características físico-químicas do magma é a concentração de de SiO2, uma das principais variáveis, pois sua concentração é um fator fundamental para a caracterização das rochas ígneas.

        Quando a rocha tem um teor de SiO2 > 66%, ela é considerada ácida e tem baixo teor de Fe, Mg, Ca e alto teor de K, são os granitos, entre 52%-66%, são os andesítico e com uma concentração intermediária de  Fe, Mg, Ca, Na e K, com um baixo teor de  SiO2 entre 45% - 52% temos os basálticos com alta concentração de Fe, Mg, Ca e baixo teor de K e Na e por último temos as rochas ultrabásicas que tem um teor de  SiO2 menor que 45%.

        Em relação ao processo de arrefecimento, que é a solidificação do magma, existem dois métodos, o rápido que acaba gerando cristais poucos desenvolvidos e o lento que favorece a formação de cristais bem desenvolvidos e observáveis.

        Nem todo o magma consegue ser expelidos para a superfície por vulcões ou fendas, sendo cristalizado nas profundezas da crosta terrestre, formando gigantescas jazidas.

        Após a formação da rocha magmática, processos de intemperismos químicos e físicos, a rocha pode liberar fragmentos ou sedimentos, o que nos leva a segunda espécie de rocha que são as sedimentares.

        As rochas sedimentares, são, necessariamente, derivada de outras rochas, que são depositadas na forma de fragmentos ou precipitados quimicamente. Seu ciclo se inicia pelas ações de intemperismo, que decompõe quimicamente ou desintegra mecanicamente as rochas mais antigas, transformando-as em sedimentos ou solos. As rochas sedimentares dependem de fatores externos do ambiente, diferente das rochas ígneas e metamórficas.

        O conjunto de processos que dão origem a este tipo de rocha são:

  1. Processos de intemperismo (fragmentação das rochas e alterações de sua composição química);
  2. Processos de retirada destes materiais alterados;
  3. Processos de transporte destes materiais;
  4. Processo de deposição dos mesmos nas condições físico-químicos favoráveis;
  5. Processo de litificação (transformação destes materiais soltos em rochas).

        Após os processos de formação da rocha sedimentar, elas podem ser classificadas em dois grupos: Clásticas ou detríticas, que são provenientes do transporte e deposição dos sedimentos na forma sólida, incluindo minerais primários, e rochas químicas, que se originam à partir da cristalização de sais transportados em solução no seu estado dissociado e precipitante em condições físico-químicas favoráveis.

        Entre os Intemperismo, além dos físicos que removem ou desintegram mecanicamente as rochas, existem os intemperismos químicos, que são reações que agem nas rochas as modificando, são eles: Hidratação, quando a água fica absorvida pela rocha, mas não participa ativamente da reação, hidrólise, onde a água faz parte da reação química ocorrida e a oxidação das rochas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (252.2 Kb)   docx (657.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com