TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

2) Analíse e justifique os dados apresentados na tabela abaixo:

Composto

NaClO4

KClO4

RbClO4

CsClO4

Ponto de Fusão

           (ºC)

400

610

281

250

Solubilidade em

H2O (20ºC)

250 g/l

15,0 g/l

13,0 g/l

19,7 g/l

  • NaClO4- Possui uma rede um pouco fraca apesar de ser um composto iônico. A diferença de tamanho entre cátion e ânion é a maior da série apresentada.    Sua maior solubilidade está relacionada não só à diferença de tamanhos entre cátion e ânion, bem como à hidratação do seu cátion, já que é o menor da série apresentada. 

  • KClO4 -  . Possui uma rede mais forte que NaClO4, já que a diferença de tamanhos já é menor. Em relação a sua solubilidade ele é menos solúvel que perclorato de sódio porque possui um cátion maior que o sódio, logo seu cátion é menos hidratável.
  • RbClO4- Possui uma rede mais fraca se comparado com o perclorato de sódio e o perclorato de potássio. Nesse caso temos um cátion grande e um ânion grande. Isso explica a rede fraca. A solubilidade em água é a menor entre os compostos da série apresentada. Talvez a melhor explicação seja a combinação de fatores: baixa hidratação tanto do cátion quanto do ânion e o fato da rede não ser a mais fraca da série apresentada.  Seu cátion é muito menos hidratado do que o potássio, devido ao seu tamanho a atração com a água não é muito efetiva.
  • CsClO4- Possui a rede mais fraca da série apresentada, tanto que apresenta o menor ponto de fusão. Mas sua solubilidade é maior do que o composto anterior. Embora o respectivo composto apresente um cátion grande (enorme) e um ânion grande o fator rede fraca irá pesar mais para o aumento da solubilidade, em relação ao composto anterior, do que a péssima hidratação do cátion.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com