TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral

Por:   •  17/12/2020  •  Ensaio  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A maioria dos átomos para que possam existir tendem a se ligar, formando as ligações químicas. Ligação iônica é um tipo de ligação química, como o próprio nome diz que uma ligação entre íons, entre os cátions e os aníons. Para que elas irão ocorrer entre metal e ametais e metal mais hidrogênio, o metal tende a receber e o hidrogênio e o ametal tendem a dar.

Diferente da ligação iônica, a ligação covalente, compartilha os elétrons à medida que uma precisa uso do outro e vice e versa.

Ligação metálica ocorre entre os metais, como os baixais possuem uma alta positividade, tendo tendencia a doar elétrons. Quando ocorre essa doação ele se transforma em um cátion. Os cátions começam a se ligar e formam compostos metálicos, um exemplo de composto metálicos é o aço, alumínio e fio elétrico de cobre.

Os ácidos para a química, são substâncias que liberam íons H+ em soluções aquosas, algumas pessoas podem achar que significa algum tipo de líquido corrosivo ou perigoso, no entanto isso não é regra, alguns ácidos fazem parte da nossa alimentação como por exemplo o limão e a laranja, eles possuem o ácido cítrico.

Eles têm algumas características como a formação de soluções condutoras de eletricidade, mudam a cor de certas substâncias, possuem também sabor azedo, mas o sabor não deve ser usado para identificar pois alguns ácidos são tóxicos ou corrosivos.

As bases são substâncias inorgânicas que colocadas na água, sofrem a dissociação iônica, que é a liberação de íons. Em sua maioria, são formadas por íons metálicos.

Elas podem ser classificadas como base forte ou base fraca, a primeira se divide entre íons em meio aquoso, já a segunda não se se dissocia em meio aquoso.

Em nosso cotidiano as bases estão desde produtos de limpeza a alimentos, como por exemplo o sabor adstringente da banana verde.

Os óxidos são formados pela união do átomo de oxigênio com outro elemento. Essa união pode ser subdividida entre iônico ou molecular, na primeira o oxigênio se une com um metal, no segundo ele se junta com um não metal.

Podemos ainda classificar os óxidos em três grupos, que são os óxidos ácidos como por exemplo o ácido sulfúrico, os óxidos básicos que é a reação com bases e leva a formação de sal e água e os ácidos peróxidos que são dois oxigênios ligados entre eles.

O número de avogadro representa a quantidade de partículas, íons e moléculas presentes na massa mol é uma unidade de medida, que demostra esses volumes como por exemplo como dezena, centena e dúzia. O valor de mol é representando por 6,02*1023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com