TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral

Por:   •  9/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

1 – A H2O apresenta maior valor de ponto de ebulição. Pois é formado pela ligação de hidrogênio, que é uma das interações intermoleculares mais fortes que existem, devido a alta atração eletrostática que ocorre quando o hidrogênio (H) se liga aos elementos oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N). Devido à sua intensidade, são necessárias mais colisões para que as ligações se quebrem, aumentando a agitação das moléculas, levando ao aumentando o ponto de ebulição.

2 – Cloreto de Alumínio, pois possui raio iônico menor e uma carga maior, atraindo as moléculas de água, sendo assim mais solúvel

3 – Pois possui momento de dipolo maior, sua polaridade dipolo-dipolo está relacionada com o ponto de ebulição.

4- Devido as ligações de hidrogênio. A força intermolecular que ocorre entre as moléculas, apresentam átomos de hidrogênio ligados diretamente com átomos F, O, N, sendo uma ligação de alta intensidade.

5 - B

6 - Devido ligação de hidrogênio (ligação hidrogênio oxigênio). Essa força intermolecular faz com que haja uma intensa atração entre as moléculas, formando assim a tensão superficial

7 – B

8 – A) Pois sua força de atração intermolecular (ligação de hidrogênio) é mais intensa que as das demais (forças dipolo-dipolo).

B) as moléculas são polares, sendo que o oxigênio possui carga parcial negativa e os hidrogênios possuem carga parcial positiva. Assim, um hidrogênio de uma molécula de água é atraído pelo oxigênio de outra molécula de água sucessivamente, formando ligações de hidrogênio.

[pic 1]

C) Pois possui força intermolecular dipolo induzido, que ocorre apenas em moléculas apolares. Quando duas moléculas apolares se aproximam, ocorre uma deformação momentânea de suas nuvens eletrônicas, provocando um desequilíbrio nos elétrons da molécula, que acabam se distribuindo de forma diferente. Assim, um dipolo momentâneo é criado e a molécula passa a ter polo positivo e negativo, ocasionando a atração, porém momentaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (216 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com